Home / Açores / PSD/Açores questiona promessa de 1000 bolsas de estudo para o Ensino Superior
PSD/Açores questiona promessa de 1000 bolsas de estudo para o Ensino Superior

PSD/Açores questiona promessa de 1000 bolsas de estudo para o Ensino Superior

O PSD/Açores questionou esta segunda-feira o Governo Regional sobre “a prometida atribuição de 1000 bolsas de estudo”, no âmbito do que foi anunciado nas Orientações de Médio Prazo 2013–2016, “um documento que referia o financiamento de 1000 bolsas aos estudantes do ensino superior”, disse o deputado António Ventura.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o social-democrata lembrou que “já estamos quase a meio da Legislatura e ainda não se conhece da abertura das candidaturas às bolsas acima referidas”, mesmo se “têm sido vários os anúncios do Governo Regional de reconhecimento do nosso ensino superior, mas sem uma efetiva aplicação prática sobre a investigação científica na mesma medida da sua publicidade”, criticou.

“Em 2012, ano eleitoral, foi aumentado de 20 para 60 o número de bolsas para doutoramento e pós-doutoramento. Posteriormente, foram encerradas as candidaturas, e assim continuam. Daí que queiramos perceber se tudo não terá passado de mais uma promessa eleitoral que ficou por cumprir”, avançou António Ventura.

“Convém também referir que as bolsas foram prometidas para áreas de estudo que pudessem propiciar transferências de inovação para o ambiente empresarial açoriano, visando um melhor desenvolvimento económico. E que isso criou elevadas expetativas à comunidade científica, não só pelo acréscimo de bolsas como pela promessa de um sistema científico adequado às necessidades”, acrescentou.

Segundo António Ventura, “estas continuam a ser situações que, após o ato eleitoral de 2012, ainda não se verificam. Inclusivamente, a sua falta já levou à criação de uma petição pública “Contra o Desmantelamento do Sistema Científico dos Açores” dirigida ao Parlamento Regional”, disse o deputado.

O social-democrata recordou ainda que, “na última sessão plenária, o PSD/Açores questionou o Governo Regional sobre o financiamento das referidas 1000 bolsas. Foi mais uma das várias questões levantadas que não obteve resposta”, concluiu.

 PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top