Ultimas
Home / Destaque / Publicado hoje em Jornal Oficial Estatuto de Utilidade Pública da Rádio Lumena
Publicado hoje em Jornal Oficial Estatuto de Utilidade Pública da Rádio Lumena

Publicado hoje em Jornal Oficial Estatuto de Utilidade Pública da Rádio Lumena

A Cooperativa de Difusão Cultural Jorgense, detentora da Rádio Lumena, foi declarada hoje de utilidade pública, segundo um despacho da Presidência do Governo Regional publicado em Jornal Oficial.

A “Cooperativa de Difusão Cultural Jorgense, CRL”, com sede na Rua Cunha da Silveira, n.º 25, freguesia de Velas, concelho de Velas, foi fundada em 4 de novembro de 1988, com estatutos publicados no Jornal Oficial, IIIª Série, n.º 24, de 30 de dezembro de 1988.

A Cooperativa em causa tem como objeto principal, através da cooperação dos seus membros, a satisfação, sem fins lucrativos, das necessidades sociais ou culturais dos seus associados e ainda o fomento da cultura em geral, e, em especial, dos princípios e práticas do cooperativismo; A “Cooperativa de Difusão Cultural Jorgense, CRL” insere-se no ramo “cultura” do setor cooperativo e tem por objeto específico a divulgação escrita, sonora e audiovisual; A cooperativa em questão é proprietária da “Rádio Lumena”, desenvolvendo um papel fulcral na difusão da informação à população, nomeadamente, do concelho de Velas, ilha de S. Jorge.

 A “Cooperativa de Difusão Cultural Jorgense, CRL”, fomentando a realização sócio-cultural, tem tido como objetivo a promoção do interesse público através da valorização da qualidade do serviço prestado à comunidade onde se insere; Considerando que a pessoa coletiva em causa tem cooperado com a Administração Pública Regional e tem atuado com a consciência da sua Utilidade Pública, demonstrando que se dedica ao bem-estar da comunidade em geral.

Obtidos os pareceres da Vice-Presidência do Governo Regional, da Secretaria Regional da Educação e Cultura e da Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, e tendo em conta que a “Cooperativa de Difusão Cultural Jorgense, CRL”, se enquadra no disposto no n.º 1 do artigo 1.º, no artigo 2.º e no n.º 2 do artigo 4.º, todos do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de novembro, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 391/2007, de 13 de dezembro.

 Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 460/77, de 7 de novembro, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 391/2007, de 13 de dezembro, e do artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 52/80, de 26 de março, conjugados com o n.º 4 do artigo 5.º do Decreto Regulamentar Regional n.º 12/2014/A, de 24 de julho, determino o seguinte: 1. Declarar de utilidade pública a “Cooperativa de Difusão Cultural Jorgense, CRL”, com sede na Rua Cunha da Silveira, nº. 25, freguesia de Velas, concelho de Velas. 2. O presente despacho entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação. 6 de fevereiro de 2015. – O Presidente do Governo Regional, Vasco Ilídio Alves Cordeiro.

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top