Queijo São Jorge DOP em destaque em vários restaurantes do país através da iniciativa “À Roda do Queijo”

Comemora-se esta sexta-feira o Dia Mundial do Queijo. Para celebrar esta data e promover o produto icónico que é o queijo São Jorge DOP, tem início precisamente esta sexta-feira “À Roda do Queijo”, uma iniciativa que se foca na importância do queijo de São Jorge DOP, com o objetivo de promover este produto exclusivamente nacional e único no mundo. Para tal, foi lançado o desafio a vários chefs de restaurantes do continente e das ilhas de entrarem na “roda” com a criação de receitas originais com este queijo, que serão depois apresentadas nos seus restaurantes durante o período da iniciativa.

Durante 10 dias seguidos – de sexta a domingo -, chefs de Portugal continental e ilhas irão trabalhar as diferentes curas – 7, 12 e 24 meses – e apresentar nos seus menus pratos originais, assim como tábuas de queijos que apresentam o produto no seu estado original.

A RL Açores esteve à conversa com António Azevedo, gestor da Uniqueijo, que falou sobre esta iniciativa, revelando que “tem como objetivo dar a conhecer as diversas curas, para que as pessoas possam, de uma forma ou de outra, distinguir o Queijo São Jorge DOP dos outros tipos de queijo que muitas vezes se confundem, nomeadamente o Queijo Ilha”.

Esta iniciativa que tem início esta sexta feira e decorre até 29 de janeiro é promovida pela Uniqueijo e pela LactAçores.

Para além de pretender apostar na distinção das diferentes curas do queijo São Jorge DOP e na diferenciação deste queijo de outros tipos de queijo, um dos grandes objetivos assenta, claramente, na divulgação deste produto junto de diversos tipos de público, estando a Uniqueijo com “expetativas bastante elevadas, uma vez que os restaurantes aderiram bastante”.

A iniciativa vai decorrer em vários pontos do país, sendo que no arquipélago dos Açores, por exemplo, encontram-se os restaurantes Açor, Sabores Sopranos e São Jorge (São Jorge), O Petisca (Pico), Magma no Hotel Senhora da Rosa e Taberna Saca-Rolhas (São Miguel), Q.B. (Terceira) e Cantina da Praça (Faial).

Neste dia Mundial do Queijo, António Azevedo falou, ainda, sobre um novo pack lançado agora no início do ano pela Uniqueijo, descrevendo-o como “ um nova tábua de queijos, com curas distintas em forma de triângulo, com 4, 7, 12 e 24 meses de cura”,afirmando ser “uma tábua de queijos que o consumidor poderá levar para casa e ele próprio fazer as suas degustações”.

Um novo produto que evidencia a qualidade e diversidade de curas do Queijo São Jorge DOP.

Deixe uma resposta