Queijos São Jorge DOP premiados no concurso Great Taste Awards Portugal

O queijo São Jorge 12 meses de cura foi distinguido pelo prémio 3 Estrelas no Great Taste Awards Portugal.

Também o queijo São Jorge 7 meses de cura foi distinguido com o prémio 1 Estrela pelo mesmo Concurso. O evento de entrega dos prémios realizou-se no dia 27 de Outubro no âmbito do 36º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.

O Great Taste é um prémio com origem no Reino Unido, em 1994, tendo sido, ao longo dos anos, responsável pela descoberta de produtos alimentares de qualidade excecional e pela sua promoção junto de profissionais e consumidores, contribuindo pra a sua escolha informada e para o sucesso dos produtores que vêm o seu talento reconhecido no mercado.

O Great Taste avaliou, nos últimos 20 anos, através de provas cegas, mais de 100.000 produtos. Todos eles avaliados por centenas de especialistas – que constituem o júri -, que discutem as qualidades e mérito de cada produto, na sua missão de encontrar aqueles cuja qualidade gustativa merece ser premiada como Great Taste, o Prémio do Melhor Sabor.

Cada produto participante é avaliado, durante várias semanas, através de prova cega por um painel exigente que integra chefs, compradores, retalhistas gourmet, profissionais da restauração, críticos e jornalistas.

O Great Taste destaca-se de todos os outros sistemas de atribuição de prémios no sector alimentar porque é simples, de fácil inscrição e representa um custo extremamente baixo, permitindo até aos mais pequenos produtores participar.

Todos os participantes recebem um relatório sobre o produto avaliado, que lhes dá acesso a informações valiosas e que lhes servem de pesquisa de mercado. O Great Taste foi concebido e existe para apoiar e promover os produtores que, independentemente da sua dimensão, querem destacar-se no mercado nacional e internacional, pela sua qualidade.

CA/RL Açores

Imagem: ©Direitos Reservados

Deixe uma resposta