Queixas mantém-se em São Jorge com os transportes de mercadorias

Há duas semanas que os empresários de São Jorge não conseguem exportar os seus produtos. As queixas têm chegado ao Núcleo Empresarial da ilha.

“Por exemplo, para São Miguel esta semana não se conseguiu enviar contentores com queijo, outros com atum e também carne, que iriam para destinos como São Miguel, Continente, Dinamarca, Itália e Estados Unidos. Tudo contentores que estavam prontos para embarcar esta semana e ficaram em terra. As falhas que temos no abastecimento aos nossos clientes, ao continuar assim, eles vão procurar outros fornecedores que não São Jorge.” Refere o Presidente do Núcleo, Mário Veiros.

Mário Veiros alerta que a atual situação impede o progresso de São Jorge e dificulta a possibilidade de manter os negócios em funcionamento. O núcleo empresarial da ilha quer respostas por parte do Governo Regional.

“Não temos que ser nós a dizer qual é que é o sistema melhor que vai funcionar para os Açores todos, mas gostaríamos muito de saber, aliás, já transmitimos isso várias vezes, que nós ansiamos por notícias do atual Secretário mas não sabemos nada do que se passa. Sabemos é que não há barco. Uma semana não há barco de contentores, outra semana falha os TMG’s.”

O Núcleo Empresarial constatou que existem condições para o barco operar na segunda-feira, mas a operadora mutualista alega que a viagem não será feita por questões de cumprimento legal que os empresários desconhecem.

Mário Veiros explica ainda que “esta semana seria a mutualista. As reclamações que eu tenho ouvido dos nossos clientes é que estas falhas são menos recorrentes do que quando é a “Transisular” a operar a carga de contentores. Para nós, que temos esses prejuízos custa-nos a perceber que essa operação não fosse feita na próxima segunda-feira porque se não é possível hoje, tem que ser possível no dia seguinte.”

As dificuldades na operação de transporte de carga marítima estendem-se ainda na importação de comércio alimentar, que tem um prejuízo mais imediato e que agora se agrava com o cancelamento desta semana.

RTPAçores/RL Açores

Deixe uma resposta