Raimundo Leonardes vai aplicar conhecimentos adquiridos no Brasil na construção da tradicional Viola da Terra (c/áudio)

Raimundo Leonardes é um construtor de violas da terra de São Jorge e muito recentemente foi até ao Brasil participar numa formação para aperfeiçoar técnicas de construção.

Da Viola caipira para a viola da Terra, Raimundo Leonardes vai agora pôr em prática tudo o que aprendeu.

Entre 18 e 24 janeiro o construtor de violas da terra esteve no Brasil num curso de luteria, um curso relacionado com a construção de instrumentos como a viola caipira e o violão.

Neste caso, o construtor jorgense foi aperfeiçoar os seus conhecimentos e agora vai aplicar o que aprendeu nos instrumentos que constrói, nomeadamente na Viola da Terra.

Em entrevista à RL Açores, Raimundo Leonardes destacou também os aspetos principais desta formação em que participou.

Para o construtor que é natural da zona do Topo é essencial que se aposte neste género de formações na região.

Atualmente Raimundo Leonardes tem um grande número de encomendas de instrumentos, sendo que a sua mais recente inovação foi a viola da terra de 12 cordas.

O construtor falou ainda sobre como surgiu este gosto pela construção de instrumentos, que está também em parte relacionado com uma maior procura.

Raimundo Leonardes garantiu mesmo que há uma grande procura pela Viola da Terra e por um instrumento genuíno açoriano e fabricado nos Açores e por construtores açorianos, onde prevaleça sempre a qualidade.

Liliana Andrade/RL Açores

Deixe uma resposta