Rastreio organizado de cancro da mama no concelho das Velas de 13 a 27 de Junho

No período de 13 a 27 de junho vai realizar-se a terceira volta do programa organizado de rastreio do cancro da mama no concelho das Velas.

De acordo com um comunicado do centro de oncologia dos Açores, a unidade móvel de rastreio estará instalada junto ao Centro de Saúde das Velas.

Todas as freguesias do concelho estão abrangidas neste programa, havendo datas específicas para cada uma.

A 13 de Junho o rastreio será para as mulheres residentes na freguesia do Norte Grande; nos dias 13 e 14 de junho a freguesia abrangida será Rosais; a 14 de junho para a freguesia das Manadas; para a freguesia de Santo Amaro a data marcada é 14 e 16 de junho; Urzelina 16 e 17 de junho e para as mulheres residentes nas velas entre 17 e 27 de junho.

De salientar que as mulheres na faixa etária entre os 45 e os 74 anos constituem a população alvo e deverão receber em casa uma carta com uma convocatória para participarem no rastreio, com toda a informação e todas estas datas.

Ainda no comunicado do centro de oncologia dos Açores consta a informação de que o concelho das Velas teve uma taxa de participação na primeira volta deste rastreio, de 46,3% e na segunda volta de 63,1%.

O grande objetivo da organização de uma terceira volta deste rastreio organizado no concelho velense é melhorar a taxa para uma percentagem acima dos 65%.

ROCMA/RL Açores

Deixe uma resposta