Home / Açores / RCA celebra 72 anos e clama apoios para novos desafios
RCA celebra 72 anos e clama apoios para novos desafios

RCA celebra 72 anos e clama apoios para novos desafios

Foi esta quarta-feira, na sua sede social, que o Rádio Clube de Angra comemorou mais um aniversário, encerrando 72 anos “ao serviço da Terceira e dos Açores”, precisamente numa fase em que “os enormes investimentos têm dificultado a vida da instituição”, ainda assim apostada “em manter os desígnios dos seus fundadores, com uma Rádio de pessoas e para as pessoas, um leque de incansáveis colaboradores e os melhores ouvintes do mundo”, disse o presidente da Direção Pedro Ferreira.

Mas, “para que se mantenham os atuais postos de trabalho e a qualidade nos conteúdos, de uma grelha de programação em quase 100% de produção própria”, são precisos mais apoios, “e é preciso que o poder político entenda a realidade da Rádio atual, que não se coaduna com ao apoios oficiais vigentes”, disse o responsável.

Pedro Ferreira agradeceu publicamente ao Governo Regional pelo contrato-programa celebrado em 2018, “que disponibilizou 10 mil euros, permitindo a pintura exterior da sede. Porém, só para obras no edifício, o RCA precisava de 35 mil euros”, explicou.

O dirigente frisou que, ser uma associação sem fins lucrativos, e detentora de um título de comunicação social, mesmo que de utilidade pública, “é altamente limitador da capacidade de desenvolver novos projetos e de angariar novas formas de financiamento”.

Daí que tenha deixado no ar a possibilidade “de fazer nascer da Associação – que manterá as licenças de radiodifusão -, uma empresa, que terá um novo fim comercial e social”.

Por entendimento da sua Direção, o RCA elevou ontem à categoria de sócios honorários Lúcia Brito de Azevedo, Serafina Simões, Luís Filipe Cota Moniz, José Henrique Pimpão e a empresa Berbereia & Lourenço.

Na ocasião, “A Voz da Terceira” recebeu palavras de apreço por parte dos autarcas locais Raquel Caetano Ferreira. Vereadores da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

O encontro teve ainda um momento cultural, com os cantadores José Eliseu Costa e Rogério Rebelo, acompanhados por Tiago Lima e António Enes, a deliciarem os presentes com o seu improviso e a sua argúcia. Seguiu-se o habitual convívio, onde sócios, colaboradores e ouvintes brindaram à “Voz da Terceira”.

Fundado a 3 de abril de 1947, o RCA é uma Instituição de Utilidade Pública sem fins lucrativos, tendo a licença de emissão de radiodifusão privada mais antiga dos Açores.

RCA/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top