Home / Local / Recolha Seletiva de lixo no concelho das Velas ainda não tem data de início (c/audio)
Recolha Seletiva de lixo no concelho das Velas ainda não tem data de início (c/audio)

Recolha Seletiva de lixo no concelho das Velas ainda não tem data de início (c/audio)

O presidente da Câmara Municipal das Velas fez saber que ainda não há uma data prevista para o início da recolha seletiva do lixo. Luís Silveira explicou que o centro de processamento de resíduos ainda não está em funcionamento, uma vez que há um processo em tribunal por parte de uma das empresas que perdeu o concurso para ficar com a concessão do centro.

O presidente do município afirmou que “o centro de resíduos está pronto em termos de obra, houve o concurso, foi adjudicada uma empresa, mas a empresa que ganhou não conseguiu de imediato ficar com a concessão” do centro, porque uma das empresas que perdeu “meteu o processo em tribunal por entender que o processo não tinha sido bem feito”.

Luís Silveira disse mesmo que até esta situação estar resolvida “o centro de processamento não entra em funcionamento.”

O autarca afirmou que a principal preocupação de momento “é fazer a recolha dos resíduos sólidos, seja em que formato for”, sendo que a qualquer momento esta pode deixar de ser feita atempadamente.

Luís Silveira acrescentou ainda que em relação à recolha seletiva “existe uma rubrica de 30 mil euros no orçamento para comprar ecopontos”, pois o executivo pretende estar preparado para quando o centro de processamento de resíduos entrar em funcionamento.

No entanto, o autarca salientou que esta verba orçamentada não dá para abranger o número de ecopontos necessários para o concelho e referiu ainda o elevado preço dos veículos necessários, dizendo mesmo que “o município não tem capacidade financeira para os comprar”.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top