Home / Destaque / Recolha Seletiva de Resíduos no concelho das Velas não traz consigo, para já, aumento de preços na fatura mensal – futuro aumento está dependente dos comportamentos da população (c/áudio)
Recolha Seletiva de Resíduos no concelho das Velas não traz consigo, para já, aumento de preços na fatura mensal – futuro aumento está dependente dos comportamentos da população (c/áudio)

Recolha Seletiva de Resíduos no concelho das Velas não traz consigo, para já, aumento de preços na fatura mensal – futuro aumento está dependente dos comportamentos da população (c/áudio)

Apesar de a Recolha Seletiva de Resíduos ter mais custos, o Município das Velas não vai aumentar para já o valor pago pelos Munícipes da Recolha de Resíduos que vem mensalmente plasmado na designada fatura da água.

No entanto, esta decisão pode ser alterada no próximo ano por imposição da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

Luís Silveira explicou que o Município tem de pagar ao Centro de Processamento de Resíduos a respetiva deposição que tem um custo por cada tonelada, o que equivale a cerca de 12 mil euros por mês, já para não falar no desgaste das viaturas que têm de percorrer as freguesias do concelho e ainda deslocar-se até à Calheta onde fica localizado o Centro de Processamento.

Ora, de acordo com o presidente do Município, o que a autarquia cobra à população não fica muito acima do valor gasto mensalmente no que diz respeito aos resíduos sólidos urbanos.

Por outro lado, em entrevista recente à RL Açores, o autarca velense explicou que uma recolha seletiva bem-feita pode trazer benefícios também a nível de custos, uma vez que se a reciclagem for feita de forma correta, a autarquia paga menos na deposição dos resíduos e por consequência a população sai também beneficiada.

O Município das Velas está, junto da Entidade Reguladora, a tentar que o preço não sofra um aumento, mas Luís Silveira diz que isso também depende da população.

O autarca velense fez saber que no final de 2018 se o concelho não tiver uma percentagem considerável de Recolha Seletiva de Resíduos efetiva, não há qualquer dúvida que o preço da mesma irá aumentar, não podendo a autarquia prever de quanto será esse aumento.

Liliana Andrade/RL Açores

Imagens: ©CMV

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top