Home / Politica / “Rede de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental trará melhoria efetiva para estes pacientes”, sublinhou Renata Correia Botelho
“Rede de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental trará melhoria efetiva para estes pacientes”, sublinhou Renata Correia Botelho

“Rede de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental trará melhoria efetiva para estes pacientes”, sublinhou Renata Correia Botelho

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista destacou, esta terça-feira, que a criação da Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental trará uma “melhoria efetiva no apoio que é dado a estes doentes”.

A posição foi defendida, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, pela deputada Renata Correia Botelho.

“Com a aprovação desde diploma haverá uma melhoria efetiva, no terreno, dos cuidados prestados em saúde mental. Na prática serão mais comunitários, numa lógica menos biomédica e conferirão maior dignidade à pessoa portadora de doença mental, combatendo o estigma que permanece na nossa sociedade”, explica a deputada Socialista.

Segundo Renata Correia Botelho, o trabalho desenvolvido com estes doentes passará de “um paradigma de institucionalização para um paradigma de reabilitação, de cuidados em ambulatório e interdisciplinar, com o enfoque no utente, na família e na sociedade”.

Renata Correia Botelho destacou, ainda, que esta nova rede permitirá vários tipos de respostas, “de acordo com uma avaliação personalizada”.

“Esta rede prevê que os utentes sejam todos atendidos, de forma digna, nas estruturas mais indicadas para cada situação, com profissionais de várias áreas. Não é um modelo hospitalocêntrico. Com a aprovação deste diploma, fica a ganhar cada um dos utentes que padece de uma doença mental no nosso arquipélago”, concluiu Renata Correia Botelho.

PS/Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top