Home / Açores / Rede de infraestruturas de saúde nos Açores está ao nível do melhor do país, afirma Rui Luís
Rede de infraestruturas de saúde nos Açores está ao nível do melhor do país, afirma Rui Luís

Rede de infraestruturas de saúde nos Açores está ao nível do melhor do país, afirma Rui Luís

O Secretário Regional da Saúde afirmou esta terça-feira que as obras de remodelação no Centro de Saúde das Lajes do Pico representam um novo patamar para a saúde neste concelho, que prova o esforço para a melhoria de condições de acesso dos utentes a consultas e a especialidades no Pico e em outras ilhas sem hospital.

“Dentro de cerca de um ano teremos uma unidade de saúde totalmente remodelada, dotada de melhores condições de internamento, com novos espaços, como um centro de fisioterapia, um refeitório, um gabinete de medicina dentária e um gabinete de deslocação de utentes e reembolsos”, frisou Rui Luís.

Na sua intervenção na cerimónia de assinatura do contrato da empreitada de remodelação, que foi presidida pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, o titular da pasta da Saúde salientou que a rede de infraestruturas dos Açores nesta área “está em fase de consolidação”, considerando que está ao nível “do melhor que existe no país”.

A obra, que envolve um investimento de 700 mil euros, vai garantir as condições para a certificação de qualidade desta unidade de unidade.

O investimento público do Governo dos Açores em infraestruturas no setor da Saúde nesta legislatura é de 10,4 milhões de euros.

Em fase de execução, encontra-se a empreitada de reabilitação do Centro de Saúde da Calheta, em São Jorge, enquanto nas Flores já foi assinado o contrato para a ampliação do Centro de Saúde de Santa Cruz.

Seguem-se as empreitadas de beneficiação do Hospital da Horta, do novo Centro de Saúde da Horta, ambas no Faial, e do Centro de Saúde das Velas, em São Jorge.

“Este tem sido um caminho trilhado de forma consistente e planeada, que teve em conta a descontinuidade geográfica e as necessidades especiais da nossa condição arquipelágica” salientou o Secretário Regional.

Na sua intervenção, Rui Luís destacou ainda os resultados satisfatórios alcançados na Unidade de Saúde de Ilha do Pico e apontou como exemplo a atribuição, em 2016, de médico de família a mais 900 utentes.

 

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top