Home / Destaque / Redução do IVA nos Açores garante economia mais competitiva, considera Duarte Freitas
Redução do IVA nos Açores garante economia mais competitiva, considera Duarte Freitas

Redução do IVA nos Açores garante economia mais competitiva, considera Duarte Freitas

O presidente do PSD/Açores afirmou esta quarta-feira que a proposta do partido de reduzir a taxa normal do IVA para 16 por cento vai tornar a economia regional mais competitiva e repor um direito conquistado pelos açorianos há mais de 30 anos.

“Queremos ajudar as empresas açorianas a tornarem-se mais competitivas. Baixar a taxa do IVA vai permitir que produtos que a Região exporta tenham preços mais baixos. Garantimos assim estas exportações se tornam mais competitivas”, afirmou Duarte Freitas, após uma reunião com a Câmara de Comércio e Indústria da Horta.

O líder dos social-democratas açorianos salientou que baixar a taxa normal do IVA de 18 para 16 por cento vai contribuir para a dinamização da economia regional e, consequentemente, criar mais emprego.

Duarte Freitas referiu que vários produtos do ramo alimentar exportados por empresas regionais são taxados a 18 por cento, sendo a redução da taxa normal do IVA uma forma de torná-los mais competitivos nos mercados externos.

O presidente do PSD/Açores destacou também os benefícios que a redução do IVA trará para o Turismo, já que diversos serviços ligados a este setor também são taxados a 18 por cento.

“O turismo é considerado por todos como um dos setores que mais pode ajudar a dinamizar a economia dos Açores e a criar emprego. Por isso, não é compreensível que se insista em manter o IVA a 18 por cento, quando a Região tem poderes para reduzir este imposto”, disse.

O presidente do PSD/Açores acrescentou que reduzir a taxa normal do IVA constitui a “reposição de um direito conquistado pelos açorianos há mais de 30 anos”, lembrando que foi em 1985, com Mário Soares como primeiro-ministro, que a Região passou a ter taxas do IVA inferiores em 30 por cento em relação ao continente.

“A ‘Troika’ saiu de Portugal há quase três anos e a Lei das Finanças Regionais voltou a permitir a redução dos impostos até 30 por cento em relação ao continente. Mas o governo regional não quis usar na totalidade a reposição do diferencial fiscal”, afirmou.

Duarte Freitas apelou ao PS para que se “junte a esta proposta que ajuda as empresas açorianas e cria emprego”, alegando que “já não há nenhuma razão que impeça a redução da taxa do IVA nos Açores”.

O grupo parlamentar do PSD/Açores já fez dar entrada na Assembleia Legislativa o projeto de decreto legislativo regional para reduzir a taxa normal do IVA na Região para 16 por cento.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top