Home / Politica / “Redução na Base das Lajes é um problema que afeta toda a Região”, lembrou Berto Messias
“Redução na Base das Lajes é um problema que afeta toda a Região”, lembrou Berto Messias

“Redução na Base das Lajes é um problema que afeta toda a Região”, lembrou Berto Messias

“A anunciada redução militar norte-americana na Base das Lajes não é um problema circunscrito à Praia da Vitória ou mesmo à ilha Terceira, mas é um problema dos Açores e um problema nacional”, lembrou Berto Messias.

Intervindo no âmbito de uma declaração política do CDS-PP sobre o Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT), Berto Messias recordou que “este Plano é uma resposta rápida aos impactos brutais da redução de contingente norte-americano, redução essa que implicará o despedimento de cerca de 500 trabalhadores portugueses e a perda de cerca de 1450 postos de trabalho indiretos, o que significará um incremento de cerca de 55% na taxa de desemprego da Ilha”.

“Estamos, assim, a falar de uma catástrofe económica para a qual precisamos das respostas que constam neste Plano, de responsabilidade tripartida entre o Governo dos Açores, o Governo da República e o Governo dos Estados Unidos”, defendeu o líder parlamentar do PS.

“Este é um momento que exige grande responsabilidade e união de esforços e lamento que o PSD e o CDS PP dos Acores tentem branquear a responsabilidade que o Governo da República tem de assumir no apoio a este Plano, por isso pergunto-vos, o que estão os senhores dispostos a fazer para garantir o apoio dos vossos partidos nacionais a este Plano?”, questionou Berto Messias.

O líder parlamentar socialista assegurou ainda que o PS/Açores não “alimentará bairrismos e divisões internas”.

“Temos consciência absoluta que o povo Açoriano é um povo solidário; foi assim em momentos muito difíceis da nossa história, como por exemplo no sismo de 1980, na tragédia da Ribeira Quente, no sismo do Faial em 1998. E qualquer manifestação pública de divergência e de discordância neste momento difícil será um ótimo argumento para quem tenha de assumir as suas responsabilidades nesta matéria não o faça. Apelo à união na defesa da Praia da Vitória, da Terceira e – sobretudo – dos Açores”, finalizou Berto Messias.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top