Home / Açores / Região acolhe, em abril, reunião sobre criação do Centro de Investigação Internacional dos Açores
Região acolhe, em abril, reunião sobre criação do Centro de Investigação Internacional dos Açores

Região acolhe, em abril, reunião sobre criação do Centro de Investigação Internacional dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, anunciou hoje, em Lisboa, a realização de uma reunião na Região sobre a criação do AIR Center (Centro de Investigação Internacional dos Açores), prevista para o mês de abril, e que contará com a participação de vários países.

Gui Menezes falava no final de um encontro com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, em que foi discutida a instalação do Centro.

Segundo o Secretário Regional do Mar, “durante a reunião que se irá realizar nos Açores, durante o mês de abril, e que contará com a presença de vários países, como o Brasil, Cabo Verde, Inglaterra e Espanha, será assinado o memorando de entendimento sobre a criação do AIR Center”.

Este evento terá ainda a participação de várias empresas que “têm demonstrado interesse em associar-se ao AIR Center”, refere.

Gui Menezes afirma que o Centro de Investigação Internacional dos Açores deverá ser implementado “a médio/longo prazo”, defendendo que “este Governo da República, em articulação com o Governo Regional, está a saber aproveitar o potencial dos Açores”.

Para além da importância da localização geográfica dos Açores, o titular das pastas da Ciência e Tecnologia salienta as infraestruturas e o conhecimento instalados no arquipélago enquanto “mais-valias para a projeção da Região e do País vários domínios”.

Gui Menezes refere ainda que “o Governo dos Açores está a acompanhar as negociações sobre a agenda científica do AIR Center”, acrescentando que “é um projeto que se pretende sólido e sustentável em termos económicos e científicos” para a Região.

Na sequência dos workshops que se têm realizado sobre a criação do Centro de Investigação Internacional dos Açores, e em que têm participado empresas e investigadores de vários países, o Secretário Regional do Mar refere que se prevê, “a curto prazo, a criação de grupos de trabalho temáticos que irão elaborar propostas de modelos de governação, funcionamento e de financiamento do AIR Center”.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top