Home / Açores / Reservas Florestais de Recreio devem estar ao serviço da comunidade, defende Luís Neto Viveiros
Reservas Florestais de Recreio devem estar ao serviço da comunidade, defende Luís Neto Viveiros

Reservas Florestais de Recreio devem estar ao serviço da comunidade, defende Luís Neto Viveiros

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou este domingo a importância de espaços como as Reservas Florestais de Recreio, que existem em todas as ilhas dos Açores, estarem “ao serviço da comunidade” em que estão inseridas.

Luís Neto Viveiros falava à margem da cerimónia de rededicação a Nossa Senhora da Paz da Ermida da Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz, que permitiu a sua reabertura à comunidade da Paróquia da Fajã de Baixo, em Ponta Delgada.

A cerimónia realizou-se no final de uma romaria, retomada depois de muitos anos sem se realizar devido ao desaparecimento das imagens religiosas, ocorrido antes das obras de recuperação desta área natural promovidas pela Região.

A Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz, com 49 hectares, foi adquirida em 1988, tendo a sua gestão sido atribuída em 1998 aos Serviços Florestais de São Miguel, iniciando-se a partir desse ano os trabalhos de recuperação da área e dos edifícios existentes, nomeadamente dos que são atualmente a Casa de Guarda e o Centro de Divulgação para visitantes, assim como da pequena ermida dedicada a Nossa Senhora da Paz.

Com o objetivo de retomar a tradição da romaria anual, a paróquia e os paroquianos da Fajã de Cima propuseram-se este ano oferecer novas imagens religiosas, numa iniciativa que a Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz apoiou e se associou, preparando a Ermida para as receber.

As cerimónias hoje realizadas culminaram com a realização de um convívio no Pinhal da Paz, que contou com a participação do Grupo Folclórico de Santa Cecília, do Grupo de Romeiras, Escuteiros e Guias, da Filarmónica Nossa Senhora da Oliveira, do Grupo Coral e da Junta de Freguesia da Fajã de Cima, que se associaram a esta iniciativa.

GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top