Ultimas
Home / Destaque / Resultados apurados em São Jorge: Marcelo Rebelo de Sousa vence em todas as freguesias
Resultados apurados em São Jorge: Marcelo Rebelo de Sousa vence em todas as freguesias

Resultados apurados em São Jorge: Marcelo Rebelo de Sousa vence em todas as freguesias

O candidato mais votado para a Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi também o escolhido dos jorgenses. Uma escolha que foi unânime em todas as freguesias dos dois concelhos, Velas e Calheta.

Com seis freguesias, no concelho das Velas, e um total de 5028 eleitores inscritos, Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu 65,32% dos votos, o que corresponde a 1134 votos. O segundo candidato mais votado foi Sampaio da Nóvoa, com 16,94% dos votos, correspondente a 294 votos. Já Marisa Matias, a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, foi a terceira mais votada no concelho das Velas com 7,03% dos votos, o que equivale a 122 votos. O quarto candidato mais votado foi Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, que conseguiu, assim, obter mais votação do que Maria de Belém no concelho das Velas.

Já no concelho da Calheta, com cinco freguesias e 3644 eleitores inscritos, Marcelo foi também vencedor com 69,22% dos votos, ou seja, neste concelho foram 922 os votantes que elegeram o candidato como o seu preferido para assumir a Presidência da República. O segundo candidato mais votado foi Sampaio da Nóvoa com 15,39% dos votos, o que corresponde a 205 votos. Na Calheta, Marisa Matias foi a terceira candidata mas votada com 6,23% dos votos, seguida de Maria de Belém, com 3,08%.

Novamente na ilha de São Jorge foi grande a abstenção, sendo que no concelho das Velas apenas 35,14% dos eleitores foram às urnas, ou seja, apenas 1767 dos 5028 inscritos exerceram o seu dever. Já no concelho da Calheta, só 37,32% foram votar, isto é, dos 3644 eleitores inscritos, apenas 1360 votaram na eleição do Presidente da República.

As 12 mesas de voto espalhadas por toda a ilha abriram às 8h da manhã e encerraram às 19h sem qualquer incidente a registar durante o ato eleitoral.

Também a nível regional, Marcelo Rebelo de Sousa foi o mais votado, seguido de Sampaio da Nóvoa. Marisa Matias foi a terceira candidata mais votada, seguida de Maria de Belém.

Consulte aqui os resultados das Presidenciais 2016: http://www.presidenciais2016.mai.gov.pt/territorio-nacional.html#%00

presidenciais2016.mai.gov/Liliana Andrade/RL Açores

Fotografia: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top