Home / Açores / Rui Bettencourt desafia Federação Agrícola a colaborar com o Governo dos Açores
Rui Bettencourt desafia Federação Agrícola a colaborar com o Governo dos Açores

Rui Bettencourt desafia Federação Agrícola a colaborar com o Governo dos Açores

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas desafiou na sexta-feira a Federação Agrícola dos Açores a colaborar com o Governo na área das relações externas e, em particular, na implementação da Representação dos Açores em Bruxelas.

Rui Bettencourt convidou, nesse sentido, o Presidente da Federação Agrícola, Jorge Rita, “a ser parte da solução” nos contactos no âmbito das relações externas dos Açores e, em particular, com a Comissão Europeia, tendo em vista “procurarmos em conjunto as soluções e utilizarmos, em complementaridade, as soluções de uns e de outros, os canais de comunicação, os decisores, os lobbies”.

O Secretário Regional, em declarações no final de uma reunião com o Presidente da Federação Agrícola, salientou que esta colaboração se operacionaliza através de várias estratégias, nomeadamente do contacto direto e frequente entre ambas as partes, através da representação em Bruxelas e através do Conselho Açoriano para a Internacionalização.

Numa primeira abordagem do que será a Representação dos Açores em Bruxelas, Rui Bettencourt frisou que será uma representação dos Açores e não do Governo Regional, ”com todas as forças vivas açorianas, em particular a sociedade civil organizada e, neste caso, a Federação Agrícola dos Açores”.

“Vimos aqui como é que podíamos dar as mãos e concretizar esta estratégia de congregação de esforços, no sentido de todos podermos defender os Açores lá fora”, afirmou o titular da pasta das Relações Externas.

A Representação dos Açores em Bruxelas deverá abrir em 2017, decorrendo agora uma série de contactos com diversas entidades para auscultar as suas prioridades e preocupações em matéria de políticas europeias, bem como saber de que forma poderão ser operacionalizadas todas estas questões na área das Relações Externas.

Rui Bettencourt aproveitou ainda para convidar a Federação Agrícola dos Açores para participar no Fórum das Regiões Ultraperiféricas, que decorre em Bruxelas no final de março e constitui “um momento de afirmação dos Açores na União Europeia”.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top