Home / Saude / Rui Luís assegura que população do Pico está coberta com os médicos de família necessários
Rui Luís assegura que população do Pico está coberta com os médicos de família necessários

Rui Luís assegura que população do Pico está coberta com os médicos de família necessários

O Secretário Regional da Saúde garantiu esta terça-feira que os médicos existentes na Unidade de Saúde de Ilha (USI) do Pico são suficientes para atender as necessidades da população desta ilha.

Rui Luís, que falava no final de uma reunião com o Conselho de Administração da USI, salientou que, mesmo com a saída anunciada de dois profissionais, “os médicos existentes chegam”, acrescentando que, “com a contratação de uma empresa para o serviço de urgência, a cobertura fica assegurada”.

O titular da pasta da Saúde lembrou ainda o reforço com uma médica que está a terminar o internato e que deverá ficar no Pico.

A situação da redução do corpo médico na USI do Pico colocou-se com a mudança do Conselho de Administração, ocorrida em abril, tendo o anterior vogal médico, pediatra, e uma médica, familiar dele, solicitado transferência de unidade de saúde.

O Secretário Regional afirmou que não está em causa a perda de uma especialidade, salientando que se trata apenas de uma coincidência, já que não existe “nenhuma ilha sem hospital onde haja a figura do pediatra ou de qualquer outra especialidade”.

O Governo dos Açores já anunciou o reforço da deslocação de especialistas com a nova portaria que será implementada em breve na Região.

Por outro lado, Rui Luís salientou que a saída daqueles dois profissionais não implica a perda de médicos de família por parte dos utentes, já que nenhum deles tinha lista de utentes atribuída.

Nesta deslocação à ilha do Pico, Rui Luís esclareceu as razões da substituição do Conselho de Administração da USI, salientando que se verificou uma divergência relativamente à remuneração da anterior Presidente do Conselho da Administração, detetado no final de dezembro, sem conhecimento e autorização da Secretaria e que, apesar de apontada a discrepância no início de janeiro, as verbas não foram devolvidas até à data.

“É uma situação que vamos colocar em tribunal. Não é legal e achamos que até é pouco ético e imoral, numa área onde é importante racionalizar todos os recursos para o utente”, afirmou, rejeitando ainda que a anterior Presidente do Conselho de Administração tenha sido exonerada.

“A comissão de serviço da anterior Presidente do Conselho de Administração terminou em julho. Nessa altura havia um decreto do Presidente da República a marcar as eleições legislativas que impedia fazer nomeações e não tomei a decisão de renovar este e outros conselhos de administração antes de os conhecer”, frisou Rui Luís.

Nesse sentido, tendo sido quebrada a confiança com base nos factos referidos, o Secretário Regional decidiu nomear uma nova titular para o cargo.

Relativamente aos outros dois vogais, foram efetivamente exonerados, tendo Rui Luís considerado ser natural que fosse dada liberdade à nova presidente para formar a sua própria equipa.

O Conselho de Administração da USI Pico foi nomeado a 26 de abril, tendo como presidente Cláudia Viegas Cabrita.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top