Home / Açores / Rui Luís realça papel crucial do voluntariado no apoio aos utentes açorianos
Rui Luís realça papel crucial do voluntariado no apoio aos utentes açorianos

Rui Luís realça papel crucial do voluntariado no apoio aos utentes açorianos

O Secretário Regional da Saúde realçou hoje, em Ponta Delgada, o papel crucial dos voluntários que prestam apoio aos utentes do Serviço Regional de Saúde.

“A ação do voluntariado, quer seja através das associações dos amigos dos doentes, quer seja através de outras organizações, como os dadores de sangue, reforçam a humanização dos serviços e acrescentam conforto e qualidade de vida ao utente”, afirmou Rui Luís.

O titular da pasta da Saúde, que falava no final de uma reunião com a Direção da Liga dos Amigos dos Doentes do Hospital do Divino Espírito Santo, referiu que o trabalho voluntário, sem fins lucrativos, acrescenta” valores e mérito” à comunidade, defendendo que esse facto não deve ser esquecido.

Rui Luís apontou como exemplo desse reconhecimento o conjunto de homenagens que o Governo Regional tem realizado no último ano aos voluntários da dádiva de sangue, com 20 medalhas já atribuídas a dadores.

A Liga dos Amigos dos Doentes do Hospital do Divino Espírito Santo, com 60 voluntários, é uma das três associações que prestam apoio direto aos utentes dos hospitais da Região.

“Estes voluntários, que acabam por ser cuidadores informais, dedicam parte do seu tempo às visitas diárias às enfermarias, ao apoio na alimentação e ao acompanhamento dos utentes em viagem. Há que reconhecer essa entrega”, sublinhou Rui Luís.

O Secretário Regional, no âmbito da visita do Governo dos Açores à ilha de São Miguel, esteve também reunido com a Direção da Associação de Dadores de Sangue de Ponta Delgada, no Hospital do Divino Espírito Santo.

Na ocasião, Rui Luís manifestou a disponibilidade do Executivo para continuar a colaborar com todas as associações de voluntários que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos utentes açorianos.

 

 

GaCS/RL Açores

 

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top