Home / Destaque / Rui Vieira lança “A Ilha – Paisagens”, um livro com fotografias que “captam a essência de São Jorge” (c/áudio)
Rui Vieira lança “A Ilha – Paisagens”, um livro com fotografias que “captam a essência de São Jorge” (c/áudio)

Rui Vieira lança “A Ilha – Paisagens”, um livro com fotografias que “captam a essência de São Jorge” (c/áudio)

O Fotógrafo jorgense Rui Vieira lançou, esta quinta-feira, o seu segundo livro. “A Ilha – Paisagens” é um livro com 100 páginas, onde se podem encontrar 48 fotografias de diversas paisagens de São Jorge captadas pelo olhar de Rui Vieira e com textos da autoria de Susana Rosa.

A sessão de lançamento decorreu no auditório da Escola Profissional de São Jorge e a apresentação do livro ficou a cargo do jornalista Luciano Barcelos e de Fátima Sequeira, em representação de Rui Sequeira, Delegado dos Serviços de Ambiente em São Jorge.

Rui Vieira classificou este seu novo livro “como um início de um projeto” ao qual pretende dar continuidade, mas “sobre outros aspetos da ilha de São Jorge”, tendo começado, como ele próprio referiu, pela parte que mais lhe agrada, as paisagens.

Há sete anos atrás, Rui Vieira lançou “São Jorge pelo Olhar de um Fotógrafo”, admitindo que este seu segundo livro “é um livro diferente do primeiro, é um livro com mais maturidade”, que envolveu um longo processo “na tentativa de conseguir captar as imagens que queria transmitir”, como explicou o fotógrafo.

“A ideia era que as pessoas tivessem perto da mesma sensação que eu tive ao tirar as fotografias, daí várias idas aos mesmos locais, tentar apanhar com luzes diferentes, tentar captar a essência de São Jorge de outra forma, forma essa mais artística e não tanto a imagem turística a que estamos habituados”, afirmou Rui Vieira.

O trabalho fotográfico de Rui Vieira já é reconhecido além-fronteiras, tendo mesmo já ganho um prémio internacional. O fotógrafo conta ainda com várias publicações de fotografias suas na Revista Visão através do site fotográfico “Olhares”.

“A Ilha – Paisagens”, o segundo livro de Rui Vieira, conta também com os textos da jorgense Susana Rosa que, na opinião do fotógrafo, “são fora de série”, elogiando o seu trabalho e a capacidade de descrever cada uma das fotografias.

Quanto à continuidade do projeto, Rui Vieira afirmou que “a ideia é pegar no tema “A ilha””, uma vez que “existe inúmeros aspetos e temas da ilha de São Jorge que têm de ser mostrados”.

“Eu não sou escritor, mas tento contar histórias com a minha fotografia”, salientou o fotógrafo jorgense.

A apresentação do livro fiou a cargo do jornalista Luciano Barcelos que realçou o talento de Rui Vieira, dizendo mesmo que “o fotógrafo é, realmente, aquele que vê aquilo que nós não conseguimos ver”, sendo que “sob esse ponto de vista é óbvio que o Rui Vieira é um bom fotógrafo”, elogiando ainda as paisagens, as pessoas e as fajãs que, para o jornalista, “são ímpares e invulgares, o que também ajuda”.

Para Luciano Barcelos é preciso ter paixão, seja qual for o trabalho, “pode-se ser muito bom tecnicamente, pode-se manipular muito bem a técnica, mas a paixão é essencial”.

De acordo com o jornalista que apresentou o livro, Rui Vieira “é um fotógrafo que está a fazer o seu caminho e que está a fazê-lo bem feito”, destacando a evolução do trabalho do fotógrafo.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top