Home / Cultura / Sala cheia no Auditório Municipal das Velas para ouvir Cantar os Reis – Este ano participaram cinco Grupos (c/áudio)
Sala cheia no Auditório Municipal das Velas para ouvir Cantar os Reis – Este ano participaram cinco Grupos (c/áudio)

Sala cheia no Auditório Municipal das Velas para ouvir Cantar os Reis – Este ano participaram cinco Grupos (c/áudio)

No sábado, dia seis de janeiro, o Auditório Municipal das Velas acolheu por mais um ano o evento “Cantar os Reis”, trazendo a palco Grupos de Reis de várias freguesias que não deixam morrer a tradição.

Este ano foram cinco os grupos, vindos da freguesia de Rosais, Velas e Manadas.

No palco estiveram, assim, o Grupo de Reis da Catequese das Velas, os Reis dos Agrupamentos de Escuteiros de Velas e Santo Amaro, os Reis do Grupo Coral e Juvenil das Manadas, o Grupo de Reis de Folclore de Rosais e o Grupo de Reis da Casa do Povo das Manadas.

Todos eles compostos por pessoas que têm gosto pela tradição e que pretendem perpetuá-la no tempo, como é o caso de Ana Elisa Silveira, que integrava os dois grupos de Reis da freguesia das Manadas.

Nestes grupos nada é deixado ao acaso, com a recriação dos três Reis Magos que transportam os presentes ao Deus Menino em pleno Dia de Reis.

As músicas essas são alusivas à época, mas também adaptadas àquilo que se chama de Cantar os Reis “porta a porta”.

O Padre Rúben Pacheco que integrou o Grupo de Reis do Folclore dos Rosais e que destacou a tradição do “porta a porta”, em que os grupos vão pelas casas e onde a população abre a porta para brindá-los.

A organização deste evento fica anualmente a cargo da Câmara Municipal das Velas e da Associação Cultural.

O presidente da autarquia, Luís Silveira, salientou que a tradição pode já não ser o que era, mas que vai adaptando e que permanece e, na sua opinião, é isso que é de louvar.

O autarca velense aproveitou ainda a ocasião para elogiar as instituições.

Uma tradição que o Município quer manter e que traz todos os anos gente de toda a ilha ao Auditório Municipal das Velas para ouvi Cantar os Reis.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top