Home / Destaque / Santa Casa da Misericórdia das Velas foi fundada há 475 anos – Frederico Maciel tem como objetivo, a longo prazo, construção de uma Unidade de Cuidados Continuados no concelho (c/áudio)
Santa Casa da Misericórdia das Velas foi fundada há 475 anos – Frederico Maciel tem como objetivo, a longo prazo, construção de uma Unidade de Cuidados Continuados no concelho (c/áudio)

Santa Casa da Misericórdia das Velas foi fundada há 475 anos – Frederico Maciel tem como objetivo, a longo prazo, construção de uma Unidade de Cuidados Continuados no concelho (c/áudio)

A Santa Casa da Misericórdia das Velas está a celebrar 475 anos desde a sua fundação. Tendo como principal valência uma creche e Jardim de Infância e a única farmácia existente no concelho, a Misericórdia pretende alargar horizontes e pensa já no futuro.

O Provedor, Frederico Maciel, tem como objetivo a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados no concelho.

A Santa Casa da Misericórdia das Velas orgulha-se de dizer que há 475 anos que reponde às necessidades mais urgentes da população do concelho.

Foi assim com o Hospital da Misericórdia que funcionou durante séculos até passar para a tutela do Governo regional.

Surgiram depois carências a nível da infância e lá entrou a Misericórdia que tem até hoje uma creche, Jardim de Infância e ATL nas Velas, sendo essas as suas principais valências.

Agora com a evolução dos tempos, com um aumento da população idosa, a Misericórdia começa a aperceber-se de outro problema ao qual gostaria de dar resposta, com o Provedor a ter como principal objetivo, a longo prazo, a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados nas Velas.

Para isso, o Governo regional teria de financiar, construindo um novo Hospital na ilha de São Jorge, para que o Centro de Saúde das Velas, cujo edifício é propriedade da Santa Casa, ficasse liberto para a respetiva Unidade de Cuidados Continuados.

Uma proposta da instituição mas à qual, na opinião de Frederico Maciel, não compete à Santa Casa responder sozinha.

De salientar que a instituição detém um vasto património, sendo que para além da sua sede onde estão localizadas as valências da infância, a Santa Casa é ainda detentora do edifico onde está localizado o CAO e Lar Residencial das Velas, da única Farmácia existente das Velas, aliás a maior fonte de rendimento da instituição, e ainda do edifício onde está localizado o centro de Saúde ao qual está anexado a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Decorrem esta sexta-feira e sábado as cerimónias de celebração dos 475 anos da Misericórdia das Velas. Para esta sexta-feira está agendada uma Sessão Solene, seguida do lançamento de um Livro.

Já no Auditório Municipal das Velas decorre também esta sexta-feira, pelas 21h, o Sarau Cultural “Ei-Migrante”, em homenagem ao Arcebispo D. José Avelino Bettencourt.

Pode ouvir abaixo a entrevista na íntegra ao Provedor da Santa Casa da Misericórdia das Velas, Frederico Maciel:

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top