Ultimas
Home / Destaque / São Jorge conta com 23 propostas a votação no Orçamento Participativo dos Açores
São Jorge conta com 23 propostas a votação no Orçamento Participativo dos Açores

São Jorge conta com 23 propostas a votação no Orçamento Participativo dos Açores

Continuam a decorrer até ao dia 30 de setembro a votação nas Propostas do Orçamento Participativo dos Açores.

Das 154 propostas selecionadas para esta última fase, 23 correspondem à ilha de São Jorge, estando divididas por cinco temas distintos.

Existem sete propostas no que toca a área do “Turismo”; já quanto à “Juventude – Cidadania”, são também seis as propostas a votação; existem ainda cinco propostas no que toca à área de “Juventude – Hábitos de Vida Saudável”; quatro propostas no que respeita à “Inclusão Social”; e na área da “Juventude – Tecnologia”, uma proposta.

Das propostas apresentadas destaca-se uma iniciativa apresentada na área da “Inclusão social”, intitulada “Deficiência: direitos e desafios”, uma proposta proveniente do concelho da Calheta com um valor de 10 mil euros.

A proposta consiste na realização de um encontro na Ilha de São Jorge, dirigido a profissionais das áreas da solidariedade e da educação com intervenção na área da deficiência. Com a sua realização pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a temática e os desafios que se colocam às instituições e profissionais em termos de intervenção, à luz de um quadro de direitos; contribuir para a definição de estratégias de intervenção que conduzam a intervenções diferenciadas; aprofundar a relação entre as instituições com intervenção na área da deficiência e a escola, considerando que nos últimos anos se tem registado um aumento da frequência de respostas da área da deficiência por jovens em consequência do alargamento da escolaridade obrigatória e das dificuldades registadas ao nível da sua inserção laboral após a conclusão do percurso escolar.

Já na área do Turismo destaque para uma proposta no valor de 34.600€, correspondente ao concelho das Velas, e intitulada “Informação Turística através de um Código QR”.

A ideia é implementar a utilização de códigos QR de forma a fornecer informação sobre pontos de interesse turístico na ilha de São Jorge. Os códigos QR serão colocados em local visível perto de locais de interesse paisagístico ou arquitetónico, bastando ao utilizador apontar para o código e, através da App Visitazores, aceder à informação disponibilizada que estará assim acessível por smartphone ou tablet.

Destaque ainda para a proposta “Ser Maior” apresentada na área da “Juventude – Cidadania”, que assenta na aquisição de alicerces e habilidades funcionais que capacitem os jovens para a emancipação a vários níveis: económico, profissional, escolar, pessoal e social. Neste sentido, pretende-se desenvolver um trabalho de orientação e acompanhamento, sensibilizando os jovens para as diversas oportunidades existentes, quer a nível escolar (formações profissionais, ensino superior) bem como aproximando-os do mercado de trabalho, para que tenham a perceção das diversas áreas existentes. A proposta em causa está dotada no valor de 10.200€.

Destaque ainda para propostas como a “Requalificação da Zona da Rotunda do Lugar de São Pedro”, nas Velas, ou para “O Cantinho do Bebé”, ou ainda para a proposta “Parque de Lazer (dos 0 a0s 100), que podem ser consultadas e votadas através do site op.azores.gov.pt/propostas, selecionando depois a ilha de São Jorge.

 

 

Os cidadãos podem, assim, votar online, no endereço eletrónico https://op.azores.gov.pt, ou por SMS gratuito, enviando uma mensagem para o número 3838, com a indicação ‘OPAZORES (espaço) Número da Proposta (espaço) Número de Identificação Civil’.

Em qualquer uma das formas de votação será necessário indicar todos os números e letras do Cartão de Cidadão ou todos os números do Bilhete de Identidade.

Recorde-se que este é o primeiro Orçamento Participativo dos Açores e conta com uma dotação orçamental de 600 mil euros.

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top