Home / Destaque / São Jorge vai ter rede de Museus, adianta Diretor Regional da Cultura (c/áudio)
São Jorge vai ter rede de Museus, adianta Diretor Regional da Cultura (c/áudio)

São Jorge vai ter rede de Museus, adianta Diretor Regional da Cultura (c/áudio)

A juntar ao Museu Francisco de Lacerda, já existe também nas Velas o Museu Casa Cunha da Silveira, pertencente ao Município, que está neste momento a recolher espólio com o apoio da Direção Regional da Cultura, sendo que também irá ser criado, como já estava previsto há algum tempo, um Museu relacionado com o queijo, no lugar da beira e da responsabilidade da Confraria do Queijo de São Jorge.

Nuno Lopes, Diretor Regional da Cultura, esteve esta quinta-feira em São Jorge e falou à RL Açores sobre esta rede de museus.

No que confere ao Museu Casa Cunha da Silveira, Nuno Lopes adianta que é da responsabilidade da autarquia das Velas e que a Direção Regional da Cultura está a dar o devido apoio para que o Museu possa então abrir ao público, ao que tudo indica e segundo informação já dada pelo autarca velense, Luís Silveira, em Julho do próximo ano, aquando da realização da XXX Semana Cultural.

O Museu Casa Cunha da Silveira estará inteiramente ligado às vivências da ilha, com espólio relacionado com o trabalho na terra.

Quanto ao Museu do queijo está neste momento a ser revisto a nível de museografia e arquitetura.

A ideia é criar uma Indústria visitável, segundo o Diretor Regional.

No que toca ao financiamento, Nuno Lopes afirmou que está tudo tratado através de programas operacionais, como o ProRural +.

Nuno Lopes destacou ainda a obra a concurso do Museu Francisco Lacerda, dizendo que é praticamente impossível marcar uma data certa para o início das obras, devido a questões burocráticas.

Mesmo sem adiantar prazos, Nuno Lopes acredita que ainda este ano a obra do Museu Francisco de Lacerda, que terá as suas novas instalações na antiga Fábrica de Conservas Marie D’Anjou, irá arrancar.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top