DestaqueLocalPolitica

“Se antes havia desemprego, hoje há falta de mão-de-obra em algumas ilhas”, afirma Francisco César

“Mais de 90% dos compromissos assumidos pelo Partido Socialista foram concretizados”, realçou Francisco César, no balanço das Jornadas Parlamentares que o PS Açores está a realizar em São Jorge. Agora, “Emprego”, “Saúde” e “Transportes” são as prioridades identificadas para o futuro da ilha. O líder do Grupo Parlamentar do PS/A destacou, ainda, a importância do programa do Governo dos Açores que apoia a deslocação e fixação de trabalhadores entre ilhas, para responder à falta de mão-de-obra que afeta ilhas como São Jorge.

Francisco César recordou, também, que nos últimos seis anos o investimento público em São Jorge ultrapassou os 213 Milhões de Euros e que “mais de 90%” das obras assumidas como compromisso pelo PS/Açores, para com os jorgenses, foram executadas.

“Se antes havia desemprego, hoje há falta de mão-de-obra”, adiantou o líder da bancada socialista, depois das visitas realizadas nos últimos três dias, a diversos setores de atividade. Francisco César destacou, por isso, a importância de medidas como o “Movemprego”, através das quais o Governo dos Açores garante apoios financeiros para a deslocação e para a fixação de pessoas e famílias que vão trabalhar para outras ilhas.

“Quando nós falamos de desertificação, quando nós falamos de ilhas que têm, pela sua pequena escala, dificuldades em gerar economia, em gerar emprego, sabemos que o emprego e o rendimento são factores decisivos (…) Este programa permite, onde há excesso de mão-de-obra numa determinada aérea ela poder ser canalizada para onde faz falta noutra ilha. Um trabalhador de São Miguel que não tenha emprego numa determinada área, pode-se deslocar para outra ilha”

No setor da saúde, para além das infraestruturas que foram construídas e que estão a ser reabilitadas, Francisco César destacou “o aumento de 32% ao nível das consultas de especialidade”, que foi anunciado pelo Governo dos Açores para São Jorge, este ano. Quanto às deslocações de utentes de São Jorge para as ilhas com hospital, considerando que o “Gabinete do Utente, criado como projeto piloto para agilizar as deslocações, já está a produzir efeitos”, esta deve ser “uma medida alargada” a outras unidades de saúde.

Francisco César referiu, também, que no verão passado houve um aumento da oferta de lugares disponíveis para São Jorge, mas como a procura foi superior, o Governo dos Açores já assumiu o compromisso de “no próximo verão IATA o reforço tem que ser significativo, com um incremento de voos diretos quer de São Miguel, quer da ilha Terceira”.

“Naturalmente que a ação do PS nos últimos quatro anos poderá ter dito omissões ou até mesmo falhas, mas o balanço é francamente positivo (…) e a confiança que tivemos e temos nos resultados é aquela que nos permite, com aquilo que ouvimos e apreendemos, preparar os próximos quatro anos”, concluiu

GI PS Açores/RL Açores

Comment here