Home / Açores / Secretário Regional da Saúde destaca importância da prevenção da diabetes 
Secretário Regional da Saúde destaca importância da prevenção da diabetes 

Secretário Regional da Saúde destaca importância da prevenção da diabetes 

O Secretário Regional da Saúde destacou hoje, em Angra do Heroísmo, que a aposta na prevenção é essencial no combate à diabetes, salientando a importância das pessoas perceberem que esta doença “pode ser prevenida”.

Rui Luís, que falava no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, à margem de uma ação que assinalou o Dia Mundial da Diabetes, frisou que, no âmbito desta “grande estratégia” de combate à doença, há um conjunto de ações previstas no Plano Regional de Saúde.

“É algo que vamos implementar cada vez mais, essa noção de que a prevenção é fundamental”, afirmou, acrescentando que também aqui se aplica “a ideia de que cada cidadão é responsável pela sua saúde e, como tal, deve ter a noção daquilo que pode ou não fazer”.

O Secretário Regional exemplificou os diversos percursos relativos à doença com a ação em que participou, no âmbito da qual o hospital apresentou aos utentes um ‘stand’ na área da prevenção, promoveu a realização de rastreios, realizou uma mostra de alimentação saudável e disponibilizou uma área de aconselhamento para quem já é portador de diabetes.

Rui Luís salientou, por outro lado, a importância que as escolas têm neste combate, nomeadamente numa intervenção precoce que despiste comportamentos de risco.

“Ao nível da saúde escolar, é necessário fazer um forte investimento”, afirmou, frisando que, “nestas e noutras doenças, as crianças precisam de se aperceber de que têm um papel fundamental” em termos de futuro.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top