Home / Açores / Segunda edição do CanSat Açores foi um sucesso, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia
Segunda edição do CanSat Açores foi um sucesso, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

Segunda edição do CanSat Açores foi um sucesso, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia considerou que o CanSat Açores 2016 foi “um sucesso pelo empenho que os estudantes demonstraram nos trabalhos que fizeram e pelos resultados obtidos, bem como pela própria organização do evento”.

Nelson Simões falava no final da competição regional que se realizou em Santa Maria e que contou com três equipas a concurso e duas convidadas, entre as quais a equipa da ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores, de Ponta Delgada, que venceu a edição deste ano do CanSat nacional.

Segundo o Diretor Regional, “esta competição tem uma componente didática muito importante para os estudantes”, tendo frisado também a importância que a “componente informativa” representa para os Açores no que respeita às tecnologias aeroespaciais.

“É essencial que o potencial que o aeroespacial representa [para a Região] seja divulgado e que se diga que nos Açores há ainda potencial para desenvolver”, afirmou.

Ao CanSat regional concorreram as três equipas açorianas que não ficaram apuradas para a competição nacional, tendo-se sagrado vencedora desta edição a equipa ProCAST, da Associação para a Formação e Desenvolvimento dos Açores (APRODAZ), de Ponta Delgada.

O Cansat Açores 2016 foi organizado pela Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, em colaboração com o Centro AeroEspaço do Aeroclube de Torres Vedras, a ESERO Portugal/Ciência Viva- Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e o Observatório Astronómico de Santana-Açores, tendo-se realizado no âmbito da Semana do Espaço de Santa Maria.

Visitas de estudo às estações espaciais da ESA e da RAEGE, sessões do planetário e de observações solares e noturnas, palestras sobre temáticas na área do espaço e a exposição ‘Space Girls Space Women’ foram algumas das atividades que marcaram esta semana.

O projeto CanSat é uma iniciativa da Agência Espacial Europeia (ESA) destinada a estudantes do ensino secundário, que tem como principal objetivo a construção, configuração e lançamento de um satélite miniaturizado (CanSat).

Os CanSat são lançados de uma aeronave para que durante a descida seja possível realizar uma experiência científica que se prende com a captação de sinais emitidos por sensores (telemetria) e seja também garantida uma aterragem segura.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top