Home / Culinária / “Sem boa restauração não há bom turismo”, diz Ljubomir Stanisic – “Encontro com a Gastronomia” terminou com jantar tradicional e inovador servido a mais de 200 pessoas (c/áudio)
“Sem boa restauração não há bom turismo”, diz Ljubomir Stanisic – “Encontro com a Gastronomia” terminou com jantar tradicional e inovador servido a mais de 200 pessoas (c/áudio)

“Sem boa restauração não há bom turismo”, diz Ljubomir Stanisic – “Encontro com a Gastronomia” terminou com jantar tradicional e inovador servido a mais de 200 pessoas (c/áudio)

“Sem boa restauração não há bom turismo”. Palavras do Chef Ljubomir Stanisic que falava no encerramento do Evento “Encontro com a Gastronomia”, que juntou na Casa do Divino Espírito Santo da Ribeira Seca mais de 200 pessoas, que tiveram oportunidade de degustar um jantar com produtos típicos, desde o queijo de São Jorge, ao peixe, marisco e até ao inhame, mas servido com uma enorme inovação e criatividade. Jantar, esse, preparado pelo carismático chef e pelos 15 formandos que ao longo de uma semana estiveram em formação com Ljubomir.

Conhecido pela sua irreverência, Ljubomir Stanisic não alterou os padrões em São Jorge, a ilha que diz ser a sua preferida.

O chef revelou ainda que esta é a primeira vez que dá este tipo de formações em Portugal, já o tendo feito, sim, em outros países.

Para Ljubomir, em São Jorge e perante os recursos gastronómicos disponíveis na ilha há apenas uma palavra e uma ação que se pode aplicar – “querer”.

No final, agradecimentos era só o que Ljubomir Stanisic tinha a fazer.

A terminar este “Encontro com a Gastronomia” a Câmara Municipal da Calheta homenageou um dos cozinheiros locais que mais tem contribuído para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da gastronomia na ilha, o Chef Armando Sequeira. Emocionado, Armando agradeceu a homenagem, elogiou o colega Ljubomir, parabenizou a autarquia, mas deixou um aviso aos restaurantes do concelho da Calheta que participaram nesta formação, garantindo que na próxima semana vai passar por todos “e depois conversamos”, tal como disse.

Município da Calheta alia Cultura à Gastronomia para potenciar o turismo

Depois de já ter organizado várias iniciativas ligadas à cultura do concelho da Calheta, desta vez a Câmara Municipal quis aliar a Gastronomia ao Turismo. E para isso, Décio Pereira fez questão de salientar, no encerramento do Evento “Encontro Com a Gastronomia”, que não basta ter uma mesa de produtos típicos, é preciso potenciá-los da devida maneira.

O primeiro aspeto apontado pelo autarca foi a cultura, salientando depois que há que aliar essa cultura ao turismo.

Décio Pereira que defendeu a necessidade de valorizar o que é local a todos os níveis, destacando o grande objetivo deste evento.

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografias: ©Mark Marques|Info-Fajãs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top