Home / Açores / Sérgio Ávila diz que a competitividade está na especialização
Sérgio Ávila diz que a competitividade está na especialização

Sérgio Ávila diz que a competitividade está na especialização

O Vice-Presidente do Governo dos Açores disse hoje que os novos paradigmas da competitividade passam pela especialização, naquilo em que existem vantagens comparativas, relativamente ao mercado global.

Sérgio Ávila, que falava na sessão de abertura da Universidade de Verão do Instituto Açoriano de Estudos Europeus e Relações Internacionais, sublinhou que as barreiras à entrada e à saída de produtos e serviços que protegiam as economias locais já não têm significado, num tempo de globalização.

“As competitividades de hoje são completamente diferentes das competitividades de ontem”, disse o governante, acrescentando que, perante essa realidade, “para sermos competitivos, enquanto espaço que pode fornecer uma quantidade de bens e serviços”, é necessária “uma abordagem de especialização” e essa especialização só pode ser feita “naquilo em que possamos ser melhores, com vantagens comparativas”.

Sérgio Ávila disse ainda que qualquer estratégia “para valorização do nosso território não pode assentar em vantagens que tínhamos no passado, nem sequer nas do presente”, mas assentar sim “ na nossa capacidade de identificarmos e ajustarmos permanentemente os objetivos à evolução da realidade global”.

A primeira edição da Universidade de Verão do Instituto Açoriano de Estudos Europeus e Relações Internacionais realiza-se durante quatro dias, em Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.

GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top