Saude

Serviço Regional de Saúde disponibiliza 20 mil doses de vacinas para a campanha contra a gripe nos Açores

A Direção Regional da Saúde (DRS) inicia quarta-feira, 1 de outubro, a campanha de vacinação contra a gripe sazonal, estando disponíveis nas Unidades de Saúde de Ilha cerca de 20 mil doses, destinadas às pessoas para as quais a vacinação será gratuita.

 A vacina contra a gripe é fortemente recomendada para os grupos alvo prioritários, que são as pessoas com mais de 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos a partir dos seis meses de idade, grávidas e profissionais de saúde ou prestadores de cuidados em lares de idosos.

 Embora não sendo um grupo prioritário, a vacina é também recomendada para quem tem entre 60 e 64 anos.

 Para as pessoas com mais de 65 anos, a vacina é gratuita e estará disponível nos Centros de Saúde da Região, sem necessidade de receita médica ou guia de tratamento, esperando-se atingir uma taxa de vacinação neste grupo etário de, pelo menos, 60%, superior à registada na época gripal 2013-2014, que foi de 39%.

 A vacina contra a gripe é também gratuita para residentes em lares de idosos da Segurança Social e de Instituições Particulares de Solidariedade Social, bem como para os doentes na rede de cuidados continuados integrados, doentes em diálise crónica, alguns profissionais de saúde com recomendação para a vacina e crianças institucionalizadas com doenças crónicas, entre outros grupos específicos, que serão devidamente elencados através da orientação para a época vacinal 2014/2015 que será divulgada nos próximos dias pela Direção Regional da Saúde.

 Para os restantes cidadãos, a vacina é disponibilizada nas farmácias, mediante receita médica, tal como nos anos anteriores.

 As receitas exclusivamente passadas para as vacinas contra a gripe têm validade até 31 de dezembro do corrente ano.

 A vacina contra a gripe pode ser administrada durante todo o outono/inverno, mas, de preferência, até ao fim de 2014.

GaCS

Comment here