Home / Destaque / Serviço Regional de Saúde reforçado com mais 30 médicos de família, destaca Vasco Cordeiro
Serviço Regional de Saúde reforçado com mais 30 médicos de família, destaca Vasco Cordeiro

Serviço Regional de Saúde reforçado com mais 30 médicos de família, destaca Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo destacou hoje a aposta que tem sido concretizada para reforçar os recursos humanos do Serviço Regional de Saúde (SRS), apontando o exemplo da contratação, desde 2015, de cerca de 30 médicos de família para reforçar o acesso dos Açorianos aos cuidados de saúde.

“Entre 2015 e o início deste ano, o SRS admitiu mais 30 médicos de família, que vieram colmatar esta necessidade, mas, sobretudo, demonstrar a consciência de continuarmos este trabalho”, afirmou Vasco Cordeiro na inauguração das obras de remodelação da Unidade de Saúde da Maia, no concelho da Ribeira Grande.

No segundo dia da visita de trabalho do Governo a São Miguel, Vasco Cordeiro adiantou ainda que o Governo tem, assim, a “fundada expetativa” de, com o reforço dos 43 médicos internos que estão a fazer a especialidade, se dar um “avanço muito considerável na cobertura de toda a população com médicos de família”.

“Este é um trabalho que vai sendo concretizado, muitas vezes de forma silenciosa, e que é um contributo decisivo para que os Açorianos tenham um cada vez melhor acesso aos cuidados de saúde”, assegurou.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro salientou, também, que o concelho da Ribeira Grande é um bom o exemplo dos efeitos e dos resultados desta aposta nos recursos humanos, uma vez que, até ao final do ano, deverá ficar totalmente coberto por médicos de família.

Outro dos pontos destacados pelo Presidente do Governo foi o aumento que se tem registado na produtividade do SRS, apontando o exemplo do número de consultas médicas de todas as especialistas, que ultrapassou as 800 mil em 2017.

“Este é um trabalho silencioso de todos aqueles que constituem o Serviço Regional de Saúde e que, no dia a dia, com o seu trabalho e a sua dedicação, fazem com que esta produtividade seja possível”, referiu.

Relativamente à remodelação da Unidade de Saúde da Maia, o Presidente do Governo sublinhou que este investimento garante melhores condições de acesso a mais de 3.300 pessoas, não apenas da Maia, mas também de São Brás, Porto Formoso e Lombinha da Maia.

Além disso, Vasco Cordeiro enalteceu a colaboração da Junta de Freguesia da Maia na concretização deste investimento, o que constitui um bom “exemplo de parceria entre o Poder Regional e o Poder Local, com resultados em benefício das pessoas”.

A Unidade de Saúde da Maia é uma das mais de 100 extensões de saúde espalhadas por toda a Região e que complementam e ajudam a sedimentar um sistema de saúde coeso e agregador.

Só na ilha de São Miguel, foram melhoradas e requalificadas ao longo desta legislatura as unidades de saúde das Feteiras, dos Arrifes, de Água de Pau, das Furnas, de Rabo de Peixe, da Fajã de Cima e o Centro de Saúde da Ribeira Grande, estando já também pronta a inaugurar a Unidade de Saúde da Candelária.

Nos últimos dois anos, a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel investiu, apenas na melhoria de instalações e equipamentos, um montante global de dois milhões de euros.

 

GaCS/RL Açores

 

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top