“Serviços de radiologia não foram assegurados nos Centros de Saúde de São Jorge”

O PSD/Açores criticou hoje os responsáveis pela Saúde na Região, dado que “o Governo Regional não assegurou, em período de férias, o serviço de radiologia nos dois centros de saúde da ilha de São Jorge. Mesmo nesta época é necessário assegurar o serviço, e isso não aconteceu”, denunciou o deputado António Pedroso, que já pediu explicações à tutela.

Segundo o social-democrata, “não estando disponível o técnico de radiologia num dos centros de saúde da ilha, tem de ser explicado aos utentes porque não se assegura o seu transporte gratuito para o outro centro de saúde. Ou até, porque não se desloca o técnico de radiologia”, refere.

António Pedroso lembra que, recentemente, “um utente com uma perna fraturada foi obrigado a deslocar-se, pelos seus próprios meios, para o centro de saúde do outro concelho de modo a fazer-se a radiografia. Depois de confirmada a fratura óssea teve de voltar pelos seus meios para o centro de saúde de origem, sem qualquer tipo de assistência”, lamenta.

“O serviço regional de saúde devia garantir uma assistência digna aos jorgenses, garantindo segurança e evitando sofrimentos desnecessários”, refere ainda o deputado, reforçando que São Jorge “tem uma população envelhecida e carenciada, na sua maioria dependente de reduzidas pensões, e que agora se vê obrigada a pagar táxis para viagens extras entre os centros de saúde”, critica.

“O senhor secretário regional prometeu uma solução para o serviço regional de saúde e a melhoria dos serviços em São Jorge. O facto é que cada vez se vive uma realidade pior, com os jorgenses votados ao abandono, pois regrediu-se em qualidade e em disponibilidade”, conclui António Pedroso.

PSD Açores/RL Açores

Deixe uma resposta