Home / Desporto / Sete atletas de S.Jorge participam sábado, 24 de fevereiro, no Columbus Trail, em Santa Maria (c/áudio)
Sete atletas de S.Jorge participam sábado, 24 de fevereiro, no Columbus Trail, em Santa Maria (c/áudio)

Sete atletas de S.Jorge participam sábado, 24 de fevereiro, no Columbus Trail, em Santa Maria (c/áudio)

Clara Fonseca, Carina Luz, Fernanda Melo, João Paulo Silva, Tiago Blayer, Rita Belo e Luís Gambão, mais conhecido por Dominique, são os atletas jorgenses que vão marcar presença na edição de 2018 do Columbus Trail, inserido Azores Trail Run, na ilha de Santa Maria, evento organizado pelo Clube Independente Atletismo Ilha Azul.

A prova decorre já este sábado, 24 de fevereiro, sendo que os atletas de São Jorge partem ao longo desta semana para a ilha do sol.

Esta segunda-feira os atletas estiveram na RL Açores para falar sobre a preparação para este evento, mostrando-se expectantes e entusiasmados para a prova, mas garantindo que é quase impossível estar bem preparado para uma prova deste género, onde o psicológico também comanda e muito.

Para Dominique Gambão, que é um estreante nesta modalidade do trail running, o objetivo é, claramente, chegar ao final da prova, mas também desfrutar ao máximo daquilo que estas provas trazem.

João Paulo Silva já participou em outras provas de trail running, mas é a primeira vez que irá percorrer 76 km, afirmando que desta vez elevou a fasquia.

Tiago Blayer sempre esteve ligado ao atletismo, mas a modalidade do trail running acaba por ser algo mais recente na sua vida, mas desde que experimentou e conseguiu completar uma prova exigente com sucesso, não quis parar.

Fernanda Melo que já participou em várias provas de trail running, tanto nos Açores como na Madeira, considera que antes da prova o nervoso miudinho está sempre presente e que nunca se sente completamente preparada.

Tanto Fernanda Melo como Clara Fonseca pertencem já há algum tempo à equipa “Beat Your Limit”, tendo um treinador que lhes envia planos de treino, conseguindo, portanto, um acompanhamento diferente dos outros atletas da ilha.

Ora, Clara Fonseca nestas provas não pensa em desfrutar, mas sim em terminar o mais bem classificada possível, afirmando ser bastante competitiva e tendo os seus objetivos já bem definidos.

O Columbus Trail é composto por três provas distintas, nomeadamente o “Columbus Grand Trail”, com uma extensão de 77 km, onde irão participar Clara Fonseca e João Paulo Silva; o “Columbus Marathon” – 42km, onde participam Tiago Blayer, Carina Luz, Fernanda Melo e Dominique Gambão; e o “Columbus Half Marathon”, numa extensão de 22km, onde participa a atleta Rita Belo.

Pode ouvir abaixo a entrevista na íntegra aos atletas que marcarão presença nesta prova já no sábado, dia 24 de fevereiro:

Liliana Andrade/RL Açores

250 atletas correm em Santa Maria no próximo sábado

Ilha do Sol acolhe Columbus Trail pelo terceiro ano consecutivo

A ilha de Santa Maria, nos Açores, conhecida como Ilha do Sol, vai receber cerca de 250 atletas de 11 nacionalidades diferentes, que participam no Columbus Trail®, um evento desportivo de trail running com a chancela Azores Trail Run®. O Columbus Trail® é composto por três provas: Columbus Grand Trail – 77Km, Columbus Marathon – 42Km e Columbus Half Marathon – 22Km.

“Começámos em 2016 com 80 atletas, passámos para 120 em 2017 e agora mais do que duplicámos o número de participantes nesta terceira edição. A ilha de Santa Maria tem um potencial inegável nos seus trilhos e a adesão em massa de atletas de elite de todo o mundo demonstra que a prova tem muito para crescer dentro do universo Azores Trail Run®. O nosso objetivo sempre foi posicionar a Columbus Trail entre as provas mais apetecíveis no arranque do ano e a presença de atletas como Thomas Farbmacher, Peter Fankouser, Lukas Sörgel, Thomas Wagner, Michelle Maier ou os portugueses Tiago Aires e Olívia Sousa demonstram que estamos no bom caminho”, afirma Mário Leal, diretor da prova.

GI Azores Trail Run/RL Açores

Fotografias: ©Azores Trail Run

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top