Home / Destaque / Simulação de acidente de aviação feita no Aeroporto de São Jorge (c/áudio)
Simulação de acidente de aviação feita no Aeroporto de São Jorge (c/áudio)

Simulação de acidente de aviação feita no Aeroporto de São Jorge (c/áudio)

Decorreu na tarde desta quinta-feira um exercício de simulação de um acidente com um avião da SATA que, ficticiamente, ao aterrar no aeroporto da Ilha de São Jorge teve um acidente, incendiando-se de seguida.

Deste exercício fizeram parte vários serviços que trabalharam em articulação, tal como se se tratasse de um acidente real. Serviços do aeroporto, Corporações de Bombeiros das Velas e Calheta, PSP, GNR, Unidade de Saúde de Ilha, Proteção Civil Municipal foram todos chamados a intervir, sendo que para além dos elementos no terreno cada um destes serviços contava com um representante no Centro de Operações instalado num gabinete da Aerogare.

De salientar que o exercício decorreu sob a avaliação de dois inspetores da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Para simular o acidente um autocarro fez de avião, alunos da Escola Básica e Secundária de Velas figuraram passageiros e tripulação e o entra e sai de ambulâncias, carros de policia e Bombeiros foi uma constante no aeroporto de São Jorge.

No local o Porta-voz da SATA, António Portugal, falou, em exclusivo, à RL Açores que esteve no aeroporto a acompanhar o exercício.

Para o porta-voz da transportadora aérea açoriana, este tipo de exercícios é da máxima importância, tendo em conta que situações destas podem, de facto, acontecer e é preciso verificar se os serviços estão preparados para tal.

Pode ouvir abaixo a entrevista a António Portugal:

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top