Home / Politica / Situação nas Lajes deve continuar a merecer consenso e empenho de todos, defende Duarte Freitas
Situação nas Lajes deve continuar a merecer consenso e empenho de todos, defende Duarte Freitas

Situação nas Lajes deve continuar a merecer consenso e empenho de todos, defende Duarte Freitas

O presidente do PSD/Açores defendeu hoje a necessidade “de manter um amplo consenso regional e nacional” sobre a base das Lajes e sobre a estratégia a manter, “pressionando Washington, mas também estudando possibilidades que permitam de alguma forma atenuar o impacto da redução do efetivo militar e laboral na base”.

Duarte Freitas, que falava no Parlamento regional, defendeu ainda que se deve “evitar que a questão das Lajes se transforme numa arma de arremesso ou de divisão tendo em conta os interesses da economia regional e da ilha Terceira”.

O líder dos sociais democratas açorianos recordou “tem existido uma estratégia comum de privilegiar os esforços de pressão diplomática e o estudo de alternativas em recato. Entendeu-se, e bem, que iniciar e anunciar planos de revitalização iria enfraquecer a posição negocial do nosso país. Agora que existe uma decisão que confirma essa redução é tempo de manter a pressão, mas também de iniciar o trabalho que permita desenvolver medidas que compensem a redução de militares e trabalhadores na base das Lajes”.

O presidente do PSD/Açores manifestou-se, por isso, convicto de que “será possível continuar esse trabalho com entendimento entre a Região e o Estado”.

“Assim como o governo regional diz que tem trabalhado em recato, tenho a certeza que da parte do governo da República, também em recato e distante das atenções públicas, não deixaram de preparar medidas que brevemente serão anunciadas. Estou certo daquilo que estou a dizer”, concluiu.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top