Home / Destaque / Taxa de IMI vai aumentar no concelho das Velas
Taxa de IMI vai aumentar no concelho das Velas

Taxa de IMI vai aumentar no concelho das Velas

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) vai render este ano cerca de 250 mil euros à Câmara Municipal das Velas, quem o disse foi Luís Silveira em entrevista recente à RL Açores. O autarca velense afirmou que “o valor não estará muito longe do que está previsto, uma vez que tem em conta a reavaliação recente dos imóveis” e revelou que para o próximo ano esta mesma taxa vai sofrer um aumento.

Atualmente é cobrada no concelho das Velas taxa mínima, que corresponde a 0,3%, sendo a taxa máxima de IMI permitida por lei de 0,5%.

No entanto, Luís Silveira já disse que isto é algo que vai mudar, isto porque a autarquia corre o risco de entrar em saneamento financeiro como o próprio relatório do Tribunal de Contas já confirmou e, de acordo com o autarca, “a câmara está determinada a que isso não aconteça, sem, contudo, querer sobrecarregar as famílias com mais impostos”.

O Presidente do Município ressalvou que “se a Câmara das Velas entrasse em saneamento financeiro aí sim as taxas de IMI subiriam dos mínimos para os máximos, bem como as águas e até as próprias empresas teriam que passar a pagar de rama à autarquia”, algo que atualmente não acontece.

Aquilo que está a ser preparado já para o orçamento de 2015, de acordo com Luís Silveira, “é uma proposta que terá de ser aprovada em Assembleia Municipal que permita ir a taxas de IMI intermédias que, por um lado não sobrecarreguem as famílias, mas que por outro lado permitam a obtenção de mais alguma receita pelo município”.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top