Home / Economia / “Temos dos melhores sistemas de incentivo empresarial da Europa”, defende Berto Messias
“Temos dos melhores sistemas de incentivo empresarial da Europa”, defende Berto Messias

“Temos dos melhores sistemas de incentivo empresarial da Europa”, defende Berto Messias

O Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores realçou “os bons programas de apoio à atividade empresarial e à valorização dos nossos produtos locais como bens de valor acrescentado que temos na Região”.

À saída de uma visita à Adega Cooperativa dos Biscoitos, o dirigente socialista realçou que “o programa Competir +, pelos apoios que define e pela forma como está concebido é um dos melhores sistemas de incentivo que temos na Europa. Além disso, temos um conjunto de instrumentos de apoio financeiro à atividade empresarial e à valorização e promoção dos nossos produtos locais de grande abrangência e de grande alcance que serão uma grande oportunidade que não pode ser descurada”.

“Nos últimos tempos temos visitado diversas empresas, cooperativas e instituições que desenvolvem um trabalho extraordinário na criação e promoção de produtos regionais do sector agroalimentar que não só têm grande qualidade e um potencial económico muito relevante para o futuro, como também promovem o nome dos Açores além-fronteiras. Esta Adega que visitamos hoje aqui nos Biscoitos e o vinho que produzem é mais um desses bons exemplos que temos em todo o Arquipélago”.

Segundo Berto Messias, “temos feito um longo caminho de apoio e de promoção à atividade empresarial e cooperativa nesta área e o novo sistema de incentivos valoriza muito este sector agroalimentar e a mais-valia que representa para a Região. Hoje, temos vários indicadores muito positivos desse ponto de vista, por exemplo, sabemos que o Programa de Apoio à Restauração e Hotelaria para Aquisição de Produtos dos Açores permitiu vendas de 2,5 Milhões de Euros em 2014, sabemos também que as empresas que participaram no Plano de Feiras e Missões de 2014 fecharam o ano com um aumento global de 7,3 por cento das suas exportações, o que correspondeu a um crescimento de 12 milhões de euros do volume de vendas por parte da Região”.

“Como foi noticiado também, tivemos recentemente cerca de 30 empresas Açorianas do sector agroalimentar no 20.º Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas (SISAB Portugal), representando vários sectores de atividade, designadamente laticínios, carne, conservas de peixe, enchidos, ananás, compotas, mel, doçaria e bebidas, como vinhos, licores, aguardente, cervejas e refrigerantes”, disse Messias.

“Ou seja, apesar das dificuldades e de todos os constrangimentos que têm existido, temos feito um caminho de parceria e apoio permanente aos nossos empresários e organizações de produção e comercialização dos nossos produtos com grande consistência e que certamente trará mais-valias no futuro”, defendeu o Presidente do Grupo Parlamentar.

Os Deputados Socialistas visitaram a Adega Cooperativa dos Biscoitos, no âmbito de uma visita mais alargada àquela Freguesia, onde reuniram com a Junta de Freguesia, visitaram alguns investimentos a decorrer e locais de interesse da Freguesia e o Museu do Vinho.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top