Ultimas
Home / Cultura / Temporada Artística 2016 dedica fim de semana à orquestra
Temporada Artística 2016 dedica fim de semana à orquestra

Temporada Artística 2016 dedica fim de semana à orquestra

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, promove, a 16, 17  18 de setembro, a realização de quatro espetáculos no âmbito do fim de semana temático dedicado à orquestra, integrado na Temporada Artística 2016.

Na sexta-feira, 16 de setembro, no Teatro Micaelense, pelas 21h30, terá lugar um concerto pela Sinfonietta de Ponta Delgada, um projeto orquestral profissional da Quadrivium – Associação Artística.

Este concerto, dirigido pelo maestro Amâncio Cabral, pretende dar continuidade ao objetivo de promover os jovens músicos açorianos, nas vertentes de composição e interpretação, bem como proporcionar a divulgação do grande repertório sinfónico.

O violetista Amadeu de Resendes apresenta-se a solo na execução do “Concerto em Ré Maior”, de Stamitz, obra fundamental do repertório deste instrumento, enquanto Sara Ross far-se-á ouvir na estreia de “Estados”, uma encomenda da Quadrivium para a Temporada Artística 2016, encerrando o programa deste concerto com a “Quinta Sinfonia”, de Beethoven.

A 17 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Madalena, no Pico, pelas 21h00, e, no dia seguinte, pelas 21h30, no Auditório Municipal das Velas, em S. Jorge, realizam-se dois concertos pelo ECA – Ensemble Contemporâneo dos Açores, formação que procura divulgar, promover e explicar a música contemporânea ao público do arquipélago.

Com direção artística de Marco Torre e narração do ator Nelson Cabral, nestes concertos será apresentada, como obra principal, a “História do Soldado”, de Igor Stravinsky, baseada num conto popular russo e que retrata o regresso a casa de um soldado e o seu encontro com o diabo, que quer apoderar-se da sua alma.

Nestes concertos decorrerá também a estreia da ‘Abertura’ para a “História do Soldado”, da autoria de Antero Ávila.

Ainda no sábado, 17 de setembro, no Centro de Atividades Culturais do Nordeste, pelas 21h30, realiza-se um concerto pela orquestra Esmúsica.rp. da Escola de Música de Rabo de Peixe, que assenta num modelo de formação musical com um cariz de intervenção social, que possa levar a cultura, a arte, a música aos jovens de Rabo de Peixe, com um sentido transformador, de valorização e enriquecimento pessoal.

A Esmúsica.rp é composta por alunos e professores, que desenvolvem juntos um trabalho de iniciação à linguagem do jazz, bem como de exploração e perceção sonoras de várias estéticas musicais, criando espaços que fomentam a criatividade e a improvisação.

Para além de “Soundpainting/Conduction”, que será uma composição em tempo real, a Esmúsica.rp interpretará temas bem conhecidos do público, como “Oye como va”, de Tito Puente, ou “Ilhas de Bruma”, de Manuel Medeiros Ferreira.

GaCS/DRC

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top