Testes à Covid-19 deixam de ser obrigatórios à saída de São Miguel

A partir das 00:00 horas do dia 2 de Março, deixa de ser obrigatório a apresentação de teste negativo nas viagens do aeroporto de Ponta Delgada para as restantes 8 ilhas do Arquipélago.

A medida foi anunciada em conferência de imprensa no dia em que a Região deixou de ter doentes internados com a Covid-19.

“Esta medida pode ser alterada de acordo com a evolução da pandemia. Foi ainda decidido testar os alunos de Rabo de Peixe para voltarem à sua atividade letiva normal, sendo que, após a conclusão dessa testagem, e de acordo com o resultado, poderão os alunos voltar a ter acesso à escola. Esta medida, como a outra, poderá também ser alterada consoante a evolução da pandemia.” Explicou o Secretário Regional da Saúde, Clélio Meneses.

Neste momento na Região, quase todos os Concelhos estão num baixo nível de propagação do vírus, à exceção do concelho da Ribeira Grande.

Segundo Clélio Meneses, “no território da Vila de Rabo de Peixe, não abrangido pela cerca sanitária, vigoram as medidas de alto risco, nomeadamente o regime de teletrabalho, sempre que possível, quando não, recomenda-se o desfasamento de horário; o encerramento de todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares às 15 horas e encerramento de cresce e ATL.”

Completam estas medidas, o encerramento de toda a atividade comercial às 20 horas durante a semana e às 15 ao fim de semana, com exceção de serviços essenciais.

O Governo Regional recomenda a prudência, podendo a Região respirar um pouco mas alerta para todo o caminho que falta ainda percorrer.

RTP Açores/RL Açores

Deixe uma resposta