Ultimas
Home / Açores / Trabalho de combate às pragas desenvolvido na Região “tem base científica”, afirma Luís Neto Viveiros 
Trabalho de combate às pragas desenvolvido na Região “tem base científica”, afirma Luís Neto Viveiros 

Trabalho de combate às pragas desenvolvido na Região “tem base científica”, afirma Luís Neto Viveiros 

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente assegurou esta quarta-feira, na Assembleia Legislativa Regional, que o combate às pragas é uma matéria que “preocupa” o Governo, que “preocupou os governos anteriores” e, nesse sentido, tem “base científica” e “uma história sólida”.

Luís Neto Viveiros referia-se às diferentes medidas, estudos e planos criados e implementados na Região para combate às diversas naturezas de pragas animais e vegetais e para a monitorização das suas densidades populacionais, assim como das de espécies protegidas.

Evidenciando o trabalho desenvolvido ao longo dos anos e a legislação existente, em conformidades com regras internacionais e que estabelece e envolve a responsabilidade de várias entidades, como autarquias ou privados, assim como o envolvimento de diferentes departamentos da Administração, o Secretário Regional referiu-se ainda à aposta e ao investimento feito em formação profissional.

Nesse sentido, salientou que foi desenvolvido um plano de formação gratuito destinado a agricultores e a “empresas que utilizam e aplicam produtos para combate aos roedores” que, só no ano passado, permitiu habilitar “199 técnicos, 214 operadores e 36 inspetores”.

Luís Neto Viveiros garantiu que, embora o Governo esteja “a desenvolver um trabalho sério, com base científica”, entende considerar “o mérito” de todos os contributos, tendo em vista o aumento da eficácia e a necessária adequação às dinâmicas populacionais das espécies e aos seus consequentes efeitos nos equilíbrios ecológicos e na saúde e atividades humanas.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top