Ultimas
Home / Açores / Trabalhos de Remoção do Mestre Simão devem arrancar no início de abril
Trabalhos de Remoção do Mestre Simão devem arrancar no início de abril

Trabalhos de Remoção do Mestre Simão devem arrancar no início de abril

A Autoridade Marítima aprovou o plano de remoção do navio “Mestre Simão” do porto da Madalena. O plano foi apresentado pela Brand Marine Consultants, em nome do Clube de P&I – Shipowners, ao qual pertence a Atlânticoline, S.A., estimando-se que os trabalhos de remoção arranquem no início do mês de abril. A execução destes trabalhos pode prolongar-se pelo período de um mês.

Em termos genéricos, a proposta agora aprovada, da responsabilidade da empresa SMIT Salvage, consiste no desmantelamento no local da embarcação encalhada, com recurso a uma barcaça a instalar junto à mesma, na qual será colocada um equipamento articulado que servirá de auxílio durante o processo de remoção dos escombros. Os trabalhos estarão condicionados, naturalmente, aos fenómenos meteorológicos e às condições atmosféricas que se verificarem. Estão também acauteladas todas as questões ambientais relacionadas com o transporte de resíduos.

Para a validação, a Capitania do Porto da Horta colocou o Plano à consideração da Portos dos Açores, S.A., das direções regionais dos Assuntos do Mar e do Ambiente e da Câmara Municipal da Madalena. Todas estas entidades emitiram pareceres favoráveis.

O P&I irá dar seguimento dos procedimentos formais de contratualização entre a Atlânticoline e a empresa responsável pela proposta selecionada.

Recorde-se que ainda não existem conclusões relativamente às causas que possam ter estado na origem do encalhe do Navio Mestre Simão, não sendo de descurar aquilo que se designa por “infortúnio do mar”.

Atlânticoline/CPH/RL Açores

Fotografia: ©Direitos reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top