Home / Cultura / Tradicional Bodo de Leite de Santo Antão continua a chamar à freguesia pessoas de toda a ilha (c/áudio)
Tradicional Bodo de Leite de Santo Antão continua a chamar à freguesia pessoas de toda a ilha (c/áudio)

Tradicional Bodo de Leite de Santo Antão continua a chamar à freguesia pessoas de toda a ilha (c/áudio)

Como já é hábito no Dia da Região Autónoma dos Açores, segunda-feira do Espírito Santo (5 de junho), decorreu o Bodo de Leite de Santo Antão.

Mais de mil pessoas assistiram ao desfile dos carros alegóricos, puxados por juntas de bois, que este ano teve como tema a Walt Disney em Carros de Bois.

Pessoas de toda a ilha marcam anualmente presença no Bodo de Leite de Santo Antão.

Uma tradição já muito antiga em que todos os anos há uma comissão responsável por organizar o evento.

Este ano a tarefa coube à Comissão da Zona da Cancelinha. Natalino Brasil foi um dos membros da Comissão organizadora a falar à RL Açores.

Este ano a temática escolhida foi a Walt Disney em Carros de Bois. Desde o carro da cinderela, da Branca de Neve e até mesmo as casinhas dos três porquinhos, vários contos da Disney estiveram representadas no Desfile dos Carros puxados por juntas de bois de criadores da freguesia.

Uma tradição já muito antiga, mas que tem passado de geração em geração.

Depois há quem embora natural da freguesia já não seja residente, mas que não dispensa a presença anual no Bodo de Leite, como é o caso de Renato Bettencourt.

Após a passagem dos carros alegóricos desfila o gado que desce ao centro da freguesia para ser depois benzido pelo padre da paróquia que sai em cortejo da igreja com a imagem de Santo Antão.

Durante a tarde há distribuição de massa sovada, queijo e vinho a todos os presentes, havendo ainda as tradicionais sopas do Espírito Santo.

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografia: ©Mark Marques | Info-Fajãs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top