Home / Destaque / Travessia de Stand Up Paddle São Jorge – Pico realiza-se este sábado
Travessia de Stand Up Paddle São Jorge – Pico realiza-se este sábado

Travessia de Stand Up Paddle São Jorge – Pico realiza-se este sábado

É já este Sábado, dia 12 de Julho, que decorre a prova de Stand Up Paddle que vai ligar o canal São Jorge – Pico, onde vão participar vários atletas desta modalidade e que, segundo a organização, vai trazer grande prestígio à ilha de São Jorge, sendo que é “uma prova para ter continuidade” como afirmou Defim Filho, membro da organização desta prova.

A RL Açores esteve à conversa com alguns dos membros da organização para saber mais sobre o evento deste Sábado.

“Esta prova consiste numa travessia que vamos fazer aqui das Velas ao Pico, uma prova de 19 km realizada numa prancha, uma paddle board, com um remo”, explicou Delfim Filho.

 O organizador explicou que neste deporto, o Stand Up Paddle, “os atletas remam sempre” e se tiverem “vento nas costas é melhor ainda”.

Delfim Filho referiu que esta prova, São Jorge 2 Pico, já foi registada pela organização e “colocada no calendário mundial dos eventos de race, de travessias e campeonatos de corrida”, sendo que de maneira a conseguir uma maior adesão a nível de participantes comunicaram “por todas as escolas internacionais, academias e associações”.

A prova vai contar com a participação de atletas estrangeiros, nomeadamente de origem espanhola, sendo um deles, “um dos campeões de algumas provas em Espanha e, de origem italiana. Irão participar também atletas portugueses, tendo “um universo de 16 atletas”.

“Esta prova tem que ser um ex-líbris e será um ex-líbris de Portugal e desta ilha, porque a natureza que existe aqui e todo este percurso, atmosfera e envolvência é única e, na realidade, os atletas disseram mesmo que lhes estamos a dar um presente”, frisou Delfim Filho, salientando ainda “que quem faz este tipo de desporto tanto faz pelo desporto mas também vem fazer turismo e vem conhecer a ilha.”

João Marques, promotor e organizador da prova, também falou à RL Açores e contou como surgiu a ideia de realizar este evento na ilha de São Jorge, revelando que tudo se passou “muito facilmente”, uma vez que costuma passar férias em São Jorge e trouxe um amigo, o Jorge Torres e o seu filho, sendo que “num dia maravilhoso de pesca o Jorge se lembrou que deveria ser feita uma travessia de paddle entre o canal São Jorge-Pico.

À conversa com Jorge Torres, este revelou que, na verdade, a ideia partiu do seu filho, Francisco Torres, de 7 anos numas férias passadas em São Jorge no ano passado.

“Realmente a ideia foi minha quando o meu pai disse que o canal parecia um rio e eu pensei e perguntei ao meu pai se ele atravessava com uma prancha de Paddle”, contou à RL Açores o Francisco.

De salientar que esta sexta-feira, entre as 17h e as 19h, quem quiser poderá experimentar este desporto, sendo dada uma pequena formação e tendo material à disposição.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top