Home / Desporto / Treinadores dos clubes de futebol jorgenses fazem antevisão de início da época desportiva
Treinadores dos clubes de futebol jorgenses fazem antevisão de início da época desportiva

Treinadores dos clubes de futebol jorgenses fazem antevisão de início da época desportiva

O arranque da nova época desportiva está próximo, com o inicio da disputa da Taça da AFAH. O Grupo Desportivo Velense ruma à Beira para disputar a primeira mão e na vila da Calheta a equipa calhetense joga com o Futebol Clube Urzelinense.

Os treinadores dos quatro clubes séniores em competição fazem o prognóstico.

O treinador do Grupo Desportivo Velense, Paulo Ribeiro, diz esperar ser uma época desportiva competitiva e que hajam bons jogos, mas sobretudo que corra tudo bem para a sua equipa. O treinador da equipa velense acredita na vitória “Vamos lutar para isso, aliás, o Desportivo todos os anos joga para ganhar e quando entra em campo é com a intenção de marcar e vamos tentar fazer os possíveis para sermos campeões”. Com algumas alterações na equipa sénior Ribeiro afirma que este ano tentaram fazer uma equipa equilibrada não tendo sido possível em alguns sectores, “mas reforçámo-nos bem, com atletas de valor”.

Jorge Oliveira, treinador do Futebol Clube da Calheta, sustentou que “O prognóstico, por enquanto, não é muito grande, pois ainda não temos conhecimento total das equipas, mas penso que as provas serão parecidas com as do ano passado”. O treinador não se mostrou convicto na vitória, visto que “a equipa está a começar do zero. Tivemos jogadores que saíram da ilha, o clube tem nova direcção, a equipa é muito jovem porque subiram muitos míudos e, portanto, temos uma média muito baixa de idades, o que pode fazer a diferença a nível de experiência”. Ainda assim Jorge Oliveira garante que o clube irá tentar praticar um bom futebol assim como irá “bater o pé”.

Quanto ao Grupo Desportivo da Beira, o treinador Robson diz que ainda está complicado porque o plantel é novo “mas eu acho que até ao campeonato vamos ter mais jogadores de fora e vamos conseguir formar uma equipa mais competitiva”. Para o inicio da época, o treinador explica que a taça da AFAH vai servir para conhecer os jogadores e “fazer alguns testes”. O GDB foi campeão no passado ano, porém Robson não considera que seja motivo de pressão para os jogadores pois a equipa não é a mesma. “É uma equipa mais nova, com alguns jogadores experientes, mas não vai lutar pelo título. Para já vamos apenas representar a Beira”. O treinador tem alguma esperança que a direcção do clube beirense consiga patrocínios de forma a obterem mais jogadores e assim fazerem um bom campeonato. 

Há 10 anos o Futebol Clube Urzelinense ganhou o campeonato, uma data que o treinador Carlos Carmona não considera pressionar o clube, “o objetivo é simplesmente potenciar os jogadores que temos e trabalhar da melhor forma possível de maneira a conseguir bons resultados. E bons resultados no futebol será sempre a vitória”. Os treinos decorrem há uma semana uma vez que, em principio, já começa o primeiro jogo da primeira volta. “Se não for este domingo, será no outro com mais uma semana de treinos, que será sempre melhor”. Carmona salientou que uma semana de treinos é muito pouco e que nesta primeira fase os jogadores irão sentir alguma carga do treino e não estarão na melhor situação “mas, a pouco e pouco, estou convencido que a equipa vai apresentar-se bem”, sublinhou. 

De salientar que houve alterações nos quadros competitivos ao nível de ilha, o escalão sénior passa a abrir a época com a taça AFAH com duas voltas e no sistema todos contra todos. O campeonato de ilha contará com 18 jornadas para apurar o campeão de São Jorge. A taça de ilha irá contar com uma eliminatória a duas mãos e a final em campo neutro com a final prevista para 26 de Abril de 2015. 

Ainda não se sabe ao certo a data do começo da época, mas será neste domingo, 28 de Setembro, ou no  próximo dia 5 de Outubro. Contactado pela RL Açores, Saúl Neves, coordenador da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, explicou que ainda não há certezas da data de começo dos jogos da época pois isso é uma decisão dos clubes de São Jorge, mas que “em principio o calendário será adiado”. 

São então, 26 jogos  para cada uma das equipas em competição sénior. Que comece a época!

Catarina Ávila/ RL Açores

 

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top