Home / Saude / Triagem de Manchester será alargada a todos os centros de saúde em 2014
Triagem de Manchester será alargada a todos os centros de saúde em 2014

Triagem de Manchester será alargada a todos os centros de saúde em 2014

O Secretário Regional da Saúde anunciou que o sistema de Triagem de Manchester, que estabelece a prioridade no atendimento dos utentes em função da gravidade da sua situação clínica, vai ser alargado no próximo ano a todos os centros de saúde dos Açores.

Luís Cabral falava no Hospital da Horta, na ilha do Faial, onde assistiu ao início formal da utilização daquele sistema de triagem, que já funciona nos hospitais de Ponta Delgada, desde 2004, e de Angra do Heroísmo, desde 2008.

O Secretário Regional da Saúde salientou que, até agora, o retorno que tem recebido sobre a implementação da Triagem do Manchester no Hospital da Horta, onde está a ser testada há cerca de uma semana, “tem sido extremamente positivo” por parte dos profissionais de saúde, mas também no que se refere à avaliação inicial do Grupo Português de Triagem.

Nesse sentido, considerou que a implementação deste sistema “vai permitir organizar melhor” os serviços de urgência básicos, para que o Serviço Regional de Saúde possa “dar uma melhor resposta e mais organizada, conhecendo melhor aquilo que é a realidade” açoriana.

Para Luís Cabral, este “é passo muito importante”, acrescentando que, a partir de quinta-feira, 5 de dezembro, arranca também oficialmente o processo de Triagem Telefónica de Manchester no Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

O Secretário Regional revelou ainda que a formação com vista à implementação do sistema de Triagem de Manchester nos centros de saúde dos Açores começará no primeiro trimestre do próximo ano, de forma a que, no final de 2014, todas as Unidades de Saúde de Ilha, a começar pela do Pico, tenham o sistema a funcionar.

Gacs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top