DestaqueLocal

Turismo em Espaço Rural em destaque na ilha de São Jorge

Teve início esta sexta-feira a VII Bienal do Turismo em Espaço Rural, o auditório Municipal das Velas acolheu os cerca de 140 participantes desta Bienal que se realiza mais uma vez em São Jorge.

Na sessão de abertura deste evento, Gilberto Vieira, Presidente das Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural, destacou o empenho do Governo Regional e da Câmara Municipal das Velas nas realizações das Bienas de Turismo em Espaço rural na ilha.

Gilberto Vieira salientou a importância que o Turismo em espaço Rural tem hoje na região.

“O Turismo em Espaço Rural é hoje uma realidade incontornável nos Açores com base sustentável e altamente apelativo”, frisou.

Na opinião de Gilberto Vieira, os Açores “continuam a ser um apetecido e apetecível destino Turístico que interessa promover e defender em benefício de todos”, sendo que há ainda “um vasto mercado a explorar”.

Os Açores são diferentes e marcam pela diferença e “já provámos a eficácia das nossas ideias e a eficiência da nossa criatividade”, sendo, por isso, necessário “continuar a lutar por uma oferta turística e cultural que juntando a nossa essência e a nossa diferença constitua um atrativo para quem nos visita”, afirmou o presidente das Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural.

Também João Bettencourt, Diretor Regional do Turismo, afirmou que “o Turismo Rural é um dos fatores mais dinâmico e que de forma mais harmoniosa tem contribuído para o desenvolvimento sustentável” da região, tendo grande impacto nas economias locais.

“É um fator estratégico de desenvolvimento regional cuja capacidade para criar valor potencia o progresso das regiões pelas receitas que capta, pelo emprego que gera e pelas interligações com outros setores da economia, contribuindo para o aparecimento de novos produtos, reabilitando e dando sentido a outros”, frisou o Diretor Regional.

João Bettencourt destacou também o “crescimento extraordinário deste segmento específico de alojamento turístico nos Açores”, referindo as 1136 camas que existem atualmente, que correspondem a 153 unidades espalhadas por todas as ilhas do arquipélago, com excepção do Corvo.

Por seu lado, Luís Silveira, presidente do Município das Velas, que também marcou presença nesta sessão de abertura da VII Bienal do Turismo em Espaço Rural, mostrou-se satisfeito por este evento continuar a realizar-se em São Jorge, considerando que cada vez mais se deve investir neste tipo de turismo, destacando o enorme potencial da ilha de São Jorge para tal.

“Nós temos a excelência e o potencial” para apostar no Turismo Rural, frisou o autarca, referindo aspetos como os trilhos pedestres, as fajãs, a gastronomia e a cultura da ilha.

De salientar que durante a manhã de sexta-feira teve lugar o primeiro painel intitulado “Turismo e Desenvolvimento onde vários oradores tiveram oportunidade de dar o seu contributo através das suas exposições.

Já durante a tarde teve lugar o segundo painel dedicado ao Turismo e Sustentabilidade.

Liliana Andrade/RL Açores

Comment here