Home / Destaque / “Um Projeto com História” – Finisterra celebra 75 anos com resultados bastante positivos e com os olhos postos no futuro (c/áudio)
“Um Projeto com História” – Finisterra celebra 75 anos com resultados bastante positivos e com os olhos postos no futuro (c/áudio)

“Um Projeto com História” – Finisterra celebra 75 anos com resultados bastante positivos e com os olhos postos no futuro (c/áudio)

Homenageando quem há 75 anos fundou a Finisterra – foi desta forma que António Aguiar deu início à sessão comemorativa das Bodas de Diamante desta Cooperativa.

O presidente do Conselho de Amdinistração desta Instituição começou por destacar a vida e o percurso de construção permanente da Finisterra, fundada a 22 de maio de 1944, referindo mesmo que 75 anos não são 75 dias, elencando, assim, quatro momentos chave na vida desta Cooperativa.

António Aguiar que destacou o protocolo celebrado há 19 anos com a Uniqueijo que permitiu, com a ajuda do Governo regional dos Açores, dar uma volta à Fábrica que há 17 anos consecutivos apresenta resultados líquidos positivos.

O Presidente da Direção da Finisterra evidenciou ainda o papel da Lactaçores, criada há 15 anos, na vida desta Cooperativa, dizendo mesmo que a Lactaçores “tem contribuído, de uma forma relevante, para a valorização das Marcas da Cooperativas e do queijo São Jorge DOP”.

A Finisterra conta atualmente com 80 Associados que, segundo António Aguiar, “se esforçam diariamente por produzir leite de qualidade em situações quase sempre difíceis de maneio”, destacando ainda o papel dos mais de 30 colaboradores, “cuja missão passa por criar riqueza, valorizar o leite, promover o associativismo e desenvolver a ilha de São Jorge”.

O Presidente da Finisterra que deu grande destaque à valorização do leite entregue na fábrica, dizendo mesmo que “nos últimos anos a Finisterra tem distribuído aos seus Associados mais de 80% da riqueza que cria”.

António Aguiar fez ainda saber que este ano a Finisterra vai “valorizar o leite entregue na Fábrica em mais de quatro cêntimos pelo quinto ano consecutivo, prevendo que o preço médio do litro de leite pago à produção se situe em torno dos 31 cêntimos”.

A pensar no futuro, António Aguiar fez ainda um apelo ao Presidente do Governo regional dos Açores, presente na cerimónia.

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografias: ©Mark Marques|Info-Fajãs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top