Home / Açores / Unidade de Cuidados Continuados Integrados entra segunda-feira em funcionamento no Pico
Unidade de Cuidados Continuados Integrados entra segunda-feira em funcionamento no Pico

Unidade de Cuidados Continuados Integrados entra segunda-feira em funcionamento no Pico

A Secretária Regional da Solidariedade Social revelou hoje que a Unidade de Cuidados Continuados Integrados vai entrar em funções na ilha do Pico a partir de segunda-feira, 3 de outubro, passando, assim, a estar presente em oito das nove ilhas dos Açores.

Esta unidade, que integra a Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados, está instalada no Centro de Saúde da Madalena e terá 10 camas para internamentos de média duração e reabilitação e 15 camas para internamentos de longa duração e manutenção.

Andreia Cardoso salientou que a criação desta valência “cumpre com o compromisso assumido pelo Governo dos Açores” para o desenvolvimento progressivo de um conjunto de serviços adequados, no âmbito da saúde e da segurança social, que respondam à “crescente necessidade de cuidados da população mais dependente, articulando com os serviços de saúde e sociais já existentes e tendo como objetivo central o melhor interesse dos Açorianos”.

A Secretária Regional falava à margem de uma visita às obras de reestruturação e ampliação do Centro de Noite da freguesia da Piedade, no concelho das Lajes do Pico, obra inscrita na Carta Regional de Obras Públicas e que representa um investimento público de cerca de um milhão de euros.

Este Centro de Noite, segundo Andreia Cardoso, “pretende ser uma alternativa válida ao internamento em lar, proporcionando um espaço de apoio durante a noite e conciliando a garantia da segurança noturna dos idosos com a sua vontade de permanecer no domicílio”.

Esta resposta social, a cargo da Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico, terá capacidade para 24 utentes.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top