DestaqueLocalSaude

Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge com alterações ao nível do atendimento dos utentes

A Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge procedeu a alterações ao nível do atendimento dos utentes nos Centros de Saúde de Velas e Calheta. Na altura em que se procede ao levantamento de algumas medidas restritivas impostas no âmbito da pandemia da COVID-19, a Unidade de Saúde Ilha informou que o atendimento ao Utente irá agora começar a funcionar mediante as orientações definidas e impostas pela Direção regional da Saúde.

Assim, o atendimento com fim meramente informativo será prestado exclusivamente por via telefónica e online.

No caso do Atendimento do Núcleo de Saúde Familiar, e por via online, os utentes deverão estabelecer contacto com o Centro de Saúde da Calheta através do e-mail csc.atendimento@azores.gov.pt. Já no que diz respeito ao Centro de Saúde das Velas, o e-mail a ser utilizado é o csv.atendimento@azores.gov.pt.

No que diz respeito aos contactos necessários com o Serviço de Deslocação de  Doentes, deverá ser estabelecido contacto através do e-mail deslocacaodoentes.usisj@azores.gov.pt, sendo que para o Gabinete Serviço Social/Utente, o e-mail é  servicosocial.usisj@azores.gov.pt.

Já no que concerne ao atendimento presencial com fins não informativos, (que não possam ser prestados por via eletrónica), será efetuado através de pré agendamento, por via telefónica, sendo que o número correspondente ao Centro de Saúde das Velas é o 295 430 220. Já o contacto referente ao Centro de Saúde da Calheta é o 295 460 120.

A Unidade de Saúde Ilha de São Jorge frisa ainda que, no caso de atendimento presencial, apenas poderá estar uma pessoa de cada vez dentro das instalações de cada serviço.

Na mesma comunicação, a Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge informa que também os Serviços de Reembolsos e Tesouraria estão temporariamente condicionados.

Para que os utentes possam realizar o seu pedido de Reembolso deverão fazê-lo preferencialmente via email,  (reembolsos.usisj@azores.gov.pt), ou através de agendamento prévio no Secretariado Clínico.

Para estes casos é importante, segundo a Unidade de Saúde de Ilha, que os utentes tenham em atenção a Documentação a enviar ou entregar para o Reembolso de Deslocação, sendo, assim, necessário a Credencial devidamente datada, assinada e carimbada; Fatura/recibo de táxi de e para o aeroporto; Talões de embarque e respetivos bilhetes eletrónicos; Declaração Modelo 3 IRS 2018 e respetiva Nota de Liquidação; Comprovativo de NIB.

Para o Reembolso de Despesas de Saúde, os utentes deverão ter em sua posse o Cartão de Cidadão ou de Utente; Fatura e recibo da despesa efetuada; Prescrição médica, com exceção de reembolsos de saúde oral; Declaração Modelo 3 IRS 2018 e respetiva Nota de Liquidação; Comprovativo de NIB;

De salientar que os originais das faturas ou faturas recibo devem ser apresentados no prazo máximo de 150 dias contados consecutivamente.

A Unidade de Saúde de Ilha de São Jorge apelou ainda aos utentes que, sempre que possível, se mantenham em casa, garantindo o atendimento dos serviços de ambos os Centros de Saúde através de outros meios que não o presencial. Além disso, a Unidade de Saúde de Ilha apela ainda aos utentes que, em caso de atos médicos agendados, para que cumpram o horário de chegada aos Centro de saúde que lhes for comunicada e não antes, para facilitar o serviço e atendimento de todos.

LA/RL Açores/USISJ

Comment here